Bodas macias e branquinhas

sexta-feira, janeiro 04, 2013


Aberto em 3 de janeiro de 2011, o blog NEGA LILU publica conteúdo de ficção, relacionado ao universo de Nega & Lilu, anterior e posterior ao período que origina a história contada no livro Sem Palavras, de autoria da jornalista Larissa Mundim. 

Registra também momentos marcantes da convivência entre as personagens, não mencionados no romance literário, bem como a solitária narrativa em primeira e terceira pessoas de Laura Passing (Nega), quando se encerra o romance com Brisa Marin (Lilu), em busca de cura para um coração que dói intermitentemente. 

NEGA LILU, o blog, cumpre ainda a função de registrar e repercutir o desenvolvimento processual dos trabalhos do Coletivo Esfinge, um grupo de 70 pessoas atuando em todo o mundo, nas diversas ações desenvolvidas nas artes visuais, artes cênicas, audiovisual, música, literatura, todas criadas para comentar, transformar e difundir Sem Palavras, por meio do conto homônimo nele contido. 

Ao completar dois anos de atividades, o blog tem 61 assinantes, conta com 853 postagens e mais de 55.200 acessos, feitos de 10 países. Fora do Brasil, Nega & Lilu têm maior audiência nos Estados Unidos, na Rússia e na Alemanha. A localização do público sugere que o trabalho literário assinado por Larissa Mundim ganhou alcance internacional por meio da ação Mensagem na Garrafa, mas não somente por meio dela. 

O blog tem leitores, por exemplo, na Austrália, onde ainda não realizamos intervenções. Nesses casos, podemos ter conquistado leitores atraídos por assuntos afins, por meio da ferramenta de busca  do Google, o segundo maior responsável pelo carreamento de acessos ao blog. Faça um teste você mesmo, procurando por NEGA LILU, em qualquer site buscador, do ascendente Bing aos menos badalado.

De acordo com a ferramenta de monitoramento e gestão Google Analitycs, o primeiro veículo carreador de leitores para o blog seria o Facebook, por meio de um perfil com quase 3 mil amigos conectados em rede, acompanhando postagem diária ‒ grande parte dela não publicada no blog, mas auxiliar na construção da obra como um todo e no fortalecimento de posturas cidadãs. 

Uma grata surpresa no segundo semestre de 2012 foi o aquecimento da  atuação do blog no Twitter também. Acreditamos que seja um impacto da consolidação da marca, seja do ponto de vista conceitual, do discurso, da identidade visual, da popularidade dos produtos artísticos derivados do livro, como os projetos Corpo Papel,   A Fuga, Mensagem na Garrafa, o espetáculo de dança Nega Lilu, entre outros.

Tudo resultado de Trabalho. Para você, então... NEGA LILU (o blog), feliz aniversário!

You Might Also Like

1 comentários

Subscribe