Pesquisa indica rumos estratégicos para Nega Lilu
domingo, dezembro 23, 2012
Corpo Papel é a mais popular das oito ações do
Coletivo Esfinge, grupo de mais de 50 pessoas, que desenvolve atividades
artísticas a fim de comentar, transformar e difundir o romance literário de
ficção Sem Palavras, de Larissa Mundim.
A informação tem base na pesquisa realizada pelo
Observatório Pesquisa de Comportamento, coordenada pelo psicólogo Rui Melo, em
11 de novembro de 2012, durante apresentação da Nega Lilu Cia de Dança, no
Teatro Goiânia, em Goiânia.
A pesquisa também revela popularidade do espetáculo
de dança Nega Lilu e do blog Nega
Lilu, onde está disponível o conteúdo de Sem
Palavras e o registro do trabalho que vem sendo realizado no campo da Literatura,
Artes Visuais, Artes Cênicas, Música, Audiovisual, Design e Comunicação.
“Um dos dados qualitativos mais importantes trazidos
pela pesquisa é a confirmação de que as pessoas reconhecem a integração das
ações, entendendo, em diversos níveis, que elas têm a ver com ‘Nega Lilu’”,
analisa Rui Melo. Sendo assim, segundo o psicólogo, pode-se verificar a
existência do processo de construção da marca Nega Lilu, que, para o público, não
somente sintetiza todas as ações, mas representa o próprio Coletivo Esfinge.
Sem Palavras
Difundido principalmente por meio das mídias
sociais, o trabalho teve início com o blog Nega Lilu, em 3 de janeiro de 2011. Até
esta semana, com 843 postagens, o número de acessos ao site era de quase 55
mil, de acordo com a ferramenta estatística do Google, que faz monitoramento de
dados relativos à visitação.
Por meio do blog Nega Lilu, 75% dos entrevistados
afirmam ter tido acesso ao conto Sem
Palavras, que é parte do conteúdo do romance de mesmo nome. Para este
público, o que chama mais atenção no texto literário que conta a história
romântica de Nega e Lilu é a linguagem (44%) e as personagens (33%). Dentre os
que leram Sem Palavras no blog, 83%
confirmam que comprariam o livro, se ele estivesse disponível.
Sem Palavras
tem o apoio da Lei Goyazes e está em processo de captação de recursos, com
lançamento previsto para o primeiro semestre de 2013. “O livro é a culminância
desta etapa dos trabalhos. Todas as ações realizadas pelo Coletivo Esfinge
tiveram como objetivo a divulgação da história de Nega & Lilu, instigando à
leitura deste romance de ficção”, conta Larissa Mundim.
A pesquisa realizada pelo Observatório também traz
informações sobre o perfil socioeconômico do público consumidor de Nega Lilu. Esses
dados vão subsidiar a campanha publicitária de venda do livro e de outros
produtos da marca, por meio da Loja Nega Lilu,
entre outros pontos de comercialização.
Naquela noite de novembro, antes do espetáculo Nega Lilu subir ao palco do Teatro
Goiânia, o público também respondeu a uma pergunta encomendada pela autora:
O(a) Sr.(a) acha que Nega e Lilu devem ficar juntas no final da história? E 26%
disseram não.
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