Pesquisa indica rumos estratégicos para Nega Lilu

domingo, dezembro 23, 2012


Corpo Papel é a mais popular das oito ações do Coletivo Esfinge, grupo de mais de 50 pessoas, que desenvolve atividades artísticas a fim de comentar, transformar e difundir o romance literário de ficção Sem Palavras, de Larissa Mundim.

A informação tem base na pesquisa realizada pelo Observatório Pesquisa de Comportamento, coordenada pelo psicólogo Rui Melo, em 11 de novembro de 2012, durante apresentação da Nega Lilu Cia de Dança, no Teatro Goiânia, em Goiânia.

A pesquisa também revela popularidade do espetáculo de dança Nega Lilu e do blog Nega Lilu, onde está disponível o conteúdo de Sem Palavras e o registro do trabalho que vem sendo realizado no campo da Literatura, Artes Visuais, Artes Cênicas, Música, Audiovisual, Design e Comunicação.

“Um dos dados qualitativos mais importantes trazidos pela pesquisa é a confirmação de que as pessoas reconhecem a integração das ações, entendendo, em diversos níveis, que elas têm a ver com ‘Nega Lilu’”, analisa Rui Melo. Sendo assim, segundo o psicólogo, pode-se verificar a existência do processo de construção da marca Nega Lilu, que, para o público, não somente sintetiza todas as ações, mas representa o próprio Coletivo Esfinge.

Sem Palavras
Difundido principalmente por meio das mídias sociais, o trabalho teve início com o blog Nega Lilu, em 3 de janeiro de 2011. Até esta semana, com 843 postagens, o número de acessos ao site era de quase 55 mil, de acordo com a ferramenta estatística do Google, que faz monitoramento de dados relativos à visitação.

Por meio do blog Nega Lilu, 75% dos entrevistados afirmam ter tido acesso ao conto Sem Palavras, que é parte do conteúdo do romance de mesmo nome. Para este público, o que chama mais atenção no texto literário que conta a história romântica de Nega e Lilu é a linguagem (44%) e as personagens (33%). Dentre os que leram Sem Palavras no blog, 83% confirmam que comprariam o livro, se ele estivesse disponível.

Sem Palavras tem o apoio da Lei Goyazes e está em processo de captação de recursos, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2013. “O livro é a culminância desta etapa dos trabalhos. Todas as ações realizadas pelo Coletivo Esfinge tiveram como objetivo a divulgação da história de Nega & Lilu, instigando à leitura deste romance de ficção”, conta Larissa Mundim.

A pesquisa realizada pelo Observatório também traz informações sobre o perfil socioeconômico do público consumidor de Nega Lilu. Esses dados vão subsidiar a campanha publicitária de venda do livro e de outros produtos da marca, por meio da Loja Nega Lilu, entre outros pontos de comercialização.  

Naquela noite de novembro, antes do espetáculo Nega Lilu subir ao palco do Teatro Goiânia, o público também respondeu a uma pergunta encomendada pela autora: O(a) Sr.(a) acha que Nega e Lilu devem ficar juntas no final da história? E 26% disseram não.



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