Algo sobre Você | Alexandre Sequeira (PA) sobre Elisa Arruda (PA)

terça-feira, janeiro 17, 2017



A obra de Elisa Arruda é atravessada por paixões, mas não como algo que nos acontece, e sim, como o que somos.  Sua poética se configura, como todo discurso amoroso, de forma sinuosa, interrompida por fissuras, hiatos, silêncio. Um silêncio tão denso que dá para cortar com faca. Curiosamente suas representações humanas de silhuetas enegrecidas (que nos remetem, por vezes, a imagens xilogravadas) nos transmitem uma incontestável delicadeza em situações que oscilam entre encontros efêmeros e derivas solitárias pelo branco do papel. Movimento de paixões que, para além do sentido comum de fonte de alegrias e tristezas, atesta seu incontestável compromisso com a afirmação da liberdade.

Como todo o pensamento que alimenta e abastece uma experiência artística, o de Elisa é avesso a roteiros, alternando caminhos definidos hora pela razão, hora pelo coração.  Na série Essa é você, Elisa faz com que a paixão não seja passiva, mas sim ativa – como algo que nos move. Como lembra Paulo Leminski, entre a vida e a obra, há uma mediação – o artista.  É por seu enunciado que o público espera ser afetado. Assim, cumprindo o papel de todo o artista, Elisa articula questões comuns à humanidade e, considerando que nem sempre a vida nos oportuniza vivê-las de fato, nos possibilita através de sua obra, sermos confrontados com situações que também são nossas.

(texto de Alexandre Sequeira, publicado no livro Essa é você, de Elisa Arruda.)




“Sem título” (Nanquim s/ papel, 2014)


“O meu coração (Nanquim s/ papel, 2015)


“Sem título” (Nanquim s/ papel, 2014)


“Sou teu chão” (Nanquim s/ papel, 2014)


“Desconsolo” (Nanquim s/ papel, 2014)



Nota de Elisa Arruda:

Essa é você é ainda um livro homônimo, que contém cerca de 40 obras e é um recorte da série de desenhos que desenvolvo há 4 anos. A poética se baseia na narrativa de uma personagem principal, mulher, e vai se desdobrando como uma cartografia sentimental, colecionando momentos, escritos, músicas e personagens coadjuvantes, que funcionam como motores para o desenrolar da série Essa é você.

Os escritos são o momento em que a palavra vem potencializar o desenho. São parcerias com escritores, nascem a partir de um jogo em que a palavra impulsiona o desenho e vice-versa.

No livro, além do texto de abertura escrito por Alexandre Sequeira, está também o texto “A retratação", de Mateus Moura e diversas inserções de letras de música que dialogam com a poética da obra, da autoria de Juliano Gauche, Ava Rocha, Ana Cláudia Lomelino, Caetano, Dorival Caymmi, Antônio Cícero e tantos outros.  




                                        
Alexandre Sequeira é artista plástico e fotógrafo, é Mestre em Arte e Tecnologia pela UFMG, doutorando em Arte pela mesma Instituição e professor do Instituto de Ciências da Arte da UFPA.

Elisa Arruda é uma artista nascida em Belém/PA. Desenvolve atividades em artes que investigam o desenho e sua escala sob o papel, sob o vazio. Seu desenho revela um debruce pessoal no branco, como tentativa de separar ali um algo a ser contado. A história que vem sendo continuamente narrada apresenta uma personagem e seu perpasse afetivo, como uma deriva emocional por vezes solitária.


Canais de Elisa:
www.essaevoce.tumblr.com
Facebook: https://www.facebook.com/elisaarrudaaa
Instagram: @elisaarrudaaa
elisa.arruda@hotmail.com

           

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe