foli-à-dú | Max Pereira (RN)

terça-feira, janeiro 03, 2017

Definição
Não se sucumbe à fraude a não ser pela sedução de um lucro, qualquer que seja. Não se cede à pressão da loucura a não ser que ela o faça entrever a realização de um sonho acalentado.
Estes jogos tem em comum o seguinte: são muito movimentados, parecem não ter nenhuma regra precisa e não comportar vencedor nem vencido − a teoria parece apontar para uma recompensa em termos do apoio e da intimidade que se fortalecem com o desenvolvimento da loucura.


Diagnóstico
Pouco se sabe sobre a idade de início e o diagnóstico raramente é um problema.

A. Um delírio desenvolve-se em um indivíduo no contexto de um estreito relacionamento com outra pessoa com um delírio já estabelecido − não podemos interpretar os signos de um ser amado sem desembocar em mundos que se formam sem nós.

B. O delírio é de conteúdo similar ao da pessoa com o delírio já estabelecido – o amor exige a dedicação do amante numa atividade intensa de decifração e compartilhamento de signos particulares que o amante produz.

C. A perturbação não é melhor explicada por outro transtorno. Decepção e desencanto aparecem quando os signos do ser amado excluem o amante, o medo de que o silêncio signifique uma ruptura – sentimento de loucura, mais puro que se essa loucura fosse violenta.


Tratamento
O tratamento costuma exigir a separação das pessoas envolvidas dependendo da permanência dos delírios após a separação. Assim começa a primeira repetição serial do amor: se tudo não está em dois, para que lutar?

Fotos: Max Pereira

(conteúdo extraído do fotozine Folie à Deux (2016), 17x21 cm, 16 págs. Impressão offset em papel Aspen e Polen. Editora Tribo. Natal, RN. Esgotado, no momento)

Max Pereira é Maxwel Pereira Batista. Nasceu em Jucurutu/RN, em 1971. Jornalista de formação, trabalha com artes visuais, publicações autorais e dá aulas de inglês. No momento trabalha com autopublicação e participa de feiras de publicação independente no Brasil, como Feira Pão de Forma, Miolos e Feira Plana. Em 2016, seu zine “Fucked by a stranger in the dark” foi um dos finalistas do Prêmio Dente de Ouro, em Brasília/DF.


Canais do Max:
https://www.facebook.com/maxwel.pereira
http://instagram.com/maxwelpereira

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe