Goiás realiza encontro preparatório para o Mulherio das Letras 2017

terça-feira, julho 04, 2017

Jéssica Ipólito, blogueira - Foto: Christian Gaul/ Revista TPM



Fortalecer e ampliar a visibilidade do trabalho da mulher no mercado literário. Este é um dos alicerces do Mulherio das Letras 2017, articulação nacional que terá etapa estadual realizada, em Goiânia, no dia 8 de julho (sábado), de 9h às 20h, no Centro Cultural da UFG, com participação de Jéssica Ipólito (Blog Gorda e Sapatão).

Como estratégia de combate da exclusão de mulheres do mercado editorial, o movimento foi iniciado pela escritora Maria Valéria Rezende, ganhadora do Prêmio Jabuti, por meio de um grupo do Facebok que, atualmente,  agrega quase 5 mil escritoras, editoras, ilustradoras, designers e pesquisadoras brasileiras, atuantes em todo o mundo. Ali, elas organizam, entre 12 e 15 de outubro, um grande encontro combativo da invisibilidade, em João Pessoa/PB.

Entre outros estudos, a pesquisa da professora da UnB, Regina Dalcastagné, revela o cenário de exclusão que, no início do ano, foi evidenciado pela ausência de autoras indicadas ao Prêmio Bravo - episódio responsável pela criação do Mulherio das Letras. A pesquisadora analisou 165 títulos lançados por três grandes editoras brasileiras. Segundo Dalcastagné, 72,7% destas publicações literárias são de autoria de homens residentes no Sul e Sudeste do Brasil.

Em Goiás, o Mulherio das Letras encontra ressonância, ampliando as discussões também para o campo das artes visuais e artes gráficas e do audiovisual. Assim como ocorre na articulação nacional, a mobilização goiana vem sendo construída de maneira coletiva e horizontal, como etapa preparatória para o encontro na Paraíba.

A primeira atividade do grupo foi a Oficina de Poesia Têxtil, realizada nos dias 24 de junho e 1o. de julho, iniciando assim a produção da intervenção "Poesia Têxtil". Conduzido pela artista visual mexicana Itandehuy Castaneda, o trabalho realizado a partir de textos bordados e costurados será instalado no CCUFG.

Desafios na formação de leitores, circulação da produção realizada fora das regiões Sudeste e Sul, transbordamento dos limites tradicionais do livro, interfaces da produção literária com outras linguagens artísticas. Estes e outros temas deverão atravessar a pauta de debates, no sábado (8/7), com participação de cerca de 150 pessoas.

A atividade foi validada como projeto de extensão da UFG, coordenado pela professora Carla de Abreu, com supervisão da professora Alice Fátima Martins. O evento prevê também a realização de performances cênicas e musicais, além da feira e-cêntrica de publicações independentes e do Sarau das Minas GO, marcado para as 17 horas, no Teatro do Centro Cultura UFG. (veja programação completa abaixo)

Mulherio das Letras - edição Goiás

Onde: Centro Cultural UFG

Quando: 8/7, 9h às 20h

Entrada franca


Programação:

[9h] Abertura do Mulherio das Letras 2017 - Edição Goiás: vídeo-saudação da escritora Maria Valéria Rezende, fala inaugural da escritora Carol Piva e deflagrações-em-debate da Prof.ª Alice Fátima Martins

[9h40] Café da manhã

[10h às 11h30] Oficinas e roda de conversa com:
- Ana Clara Gonçalves: "Mulher in foco: oficina de auto-retrato feminino"
- Micheline Lage: "Clarice, quando a voz que cala fala"
- Maria Clara Dunk, Taluana Wenceslau, Amanda Faria e Cris Melo,
com participação da Dairan Lima : Roda de leitura e discussão: #LeiaMulheresGoianas

[11h30 às 12h] Apresentação musical com Lorrana Santos

[Intervalo]

[14h às 16h] Roda de conversa: Mulheres ocupando arenas: estratégias e tramas pra fugir da 'sina', com mediação de Carol Piva e Alda Alexandre

- Jéssica Ipólito, do blogue Gorda e Sapatão
- Isadora Costa Lemes, pesquisadora (Marcha das Vadias: suas representações, engajamentos e conflitos)
- Bruna Gabriela Corrêa, pesquisadora (Páginas de Concreto: Cartográficas Poéticas)
- Giselle Oliveira da Silva, pesquisadora (Site Blogueiras Negras e #euempregadadoméstica)

[16h30 às 17h] Apresentação musical com Thayná Janaína

[17h às 20h] Sarau das Minas GO
[participação do grupo Subversão Feminista e de Lorrana Santos]

[13h às 20h] Feira E-cêntrica

[10h às 16h] Oficina Poesia Têxtil
[coordenação da artista visual Ita Castañeda]














You Might Also Like

0 comentários

Subscribe