Ponto sem retorno

terça-feira, novembro 06, 2012

Foi em 3 de janeiro, depois de assistir a Grande Sertão: Veredas, que decidi abrir este blog. Esta história é recontada, alguns vão pensar desde já. Mas hoje não sei começar de outro jeito que não aquele anteriormente compartilhado. Porque vejo beleza na reafirmação como se fosse uma recorrente declaração de Amor que fortalece e inspira pessoas ao acordar e antes de dormir.

Com o conteúdo do romance literário de ficção Sem Palavras escrito entre 6 de novembro de 2009 e 6 de novembro de 2010, sem nenhuma perspectiva de publicação, passei dezembro decidindo o que fazer com tudo aquilo, dentro e fora de mim. O blog então seria um escoadouro para a produção, um laboratório para testar a qualidade literária de um texto reflexivo de nosso tempo, ousado em seu conteúdo e forma.

No entanto, como a obra é composta por correspondência trocada entre Laura Passing (Nega) e Brisa Marin (Lilu), ao publicar e-mail de novembro no mês de janeiro, eu ofereceria ao leitor um clima natalino em pleno carnaval. A sobreposição mal ajambrada trouxe à luz o recurso literário, que comporia parceria perfeita com um plano de Comunicação e Marketing que tanto me desafiaria à produção literária entre 3 de janeiro e 6 de novembro de 2011, quanto criaria atmosfera receptiva para a breve história romântica das meninas à medida que Sem Palavras fosse disponibilizado, originalmente, no dia e hora da co-respondência, porém, com deslocamento de dois anos no tempo e no espaço.

Eu me recordo da satisfação que senti quando as peças se juntaram assim na minha cabeça, acalentando meu coração. Algo próximo do que sinto agora, porque já é 6 de novembro de novo. E hoje a história acaba pela segunda vez.

Daqui a pouco, o leitor do blog Nega Lilu terá acesso ao último e-mail enviado por Laura à Brisa: um clássico fim em busca de um começo, em busca de um fim, em busca de um começo. Diferente do que havíamos milimetricamente planejado, o livro ainda não está disponível nas livrarias, mas poderia estar, se tivesse tido condições de se autofinanciar. Como não houve viabilidade financeira por meio de investimento direto, o projeto ficou a mercê dos editais das leis de incentivo, também do entendimento dos conselhos de cultura e do tempo dilatado para o julgamento no processo seletivo.

Sendo assim, é preciso que todos saibam que Sem Palavras confirma sua materialização para 2013, com o apoio da Lei Goyazes, mecanismo estadual de incentivo à Cultura no Estado de Goiás. Não cheguei a lamentar a necessidade de replanejamento. Em seguida, entendi que ganharíamos tempo para que um número ainda maior de pessoas pudesse desejar ter esse livro nas mãos.

E sobretudo porque a ficção é sedutora, agora tenho um novo desafio, deixar rolar.
; )


PS: Dificilmente, textos meus têm títulos antes de existir, como este.

PS2: Além do último texto de Sem Palavras, acompanhe ainda hoje um segundo post do Blog Nega Lilu, com balanço das ações do Coletivo Esfinge, na literatura, artes visuais, artes cênicas, audiovisual e na Comunicação.

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe