As meninas lomografadas

terça-feira, dezembro 18, 2012


Muitas das intervenções do projeto Mensagem na Garrafa, realizado pelo Coletivo Esfinge até o momento em 29 cidades de 14 países, foram registradas com uma câmera fotográfica analógica muito especial e filme ultrasensível. A Holga 120 é da família das LOMO, originárias da União Soviética e opera com baixa tecnologia impactando na luminosidade, tonalidade, intensidade de cores, textura das fotos. VEJA ABAIXO.

Para esta ação de natureza tão efêmera que tem como suporte a Cidade, entendemos que esse tipo de registro fotográfico diferenciado agrega significância ao trabalho, porque fotografar com uma LOMO é estar à mercê do acaso, à deriva, como uma Mensagem na Garrafa que busca o encontro, a apreciação, subjugada pelas variáveis do tempo e do espaço.

No projeto Mensagem na Garrafa, para além da proposta de intervenção plástica na paisagem urbana e provocação do diálogo multicultural com populações, o artista Mateus Dutra faz apropriação dos fragmentos do conto Sem Palavras, de Larissa Mundim, e traz para esta obra literária propriedades capazes de ressignificar seu conteúdo à medida que ele ganha status imagético. Transformado em desenho, o texto tem sua matriz semiológica pervertida, modificada, enriquecida.

O registro fotográfico, com a Holga ou com outro equipamento, origina então um terceiro produto artístico lastreado pela metalinguística, porque é concebido a partir do desenho que o artista criou sobre fragmentos da obra literária, que é o ponto de partida criativo de toda ação do Coletivo Esfinge, seja nas artes visuais, artes plásticas, audiovisual, música.

O artista
Com traço marcante, solto, de estilo próprio, especializado na apropriação de formas, Mateus Dutra transita entre o desenho, a ilustração, as artes gráficas e as artes plásticas. Para isso, o artista se utiliza de várias técnicas e linguagens como pintura com spray, tinta acrílica, silkscreen, assim como canetas, marcadores, posters, stickers e afins.

LEIA mais sobre Mensagem na Garrafa.


Caracas/Venezuela. Foto: Larissa Mundim

Caracas/Venezuela. Foto: Larissa Mundim

Brasília/DF. Foto: Larissa Mundim

Brasília/DF. Foto: Larissa Mundim

Monterrey/México. Foto: Larissa Mundim

Londres/Inglaterra. Foto: Larissa Mundim

Natal/RN. Foto: Guilherme Wohlgemuth







You Might Also Like

0 comentários

Subscribe