Performances e lançamento de catálogo encerram A Fuga

segunda-feira, maio 13, 2013


O super-homem no shopping center, Cleópatra e Amy Winehouse no supermercado, gente de pijamas na galeria de arte. O uso da fantasia no dia-a-dia, sem prejuízos de agenda, para provocar reflexão acerca das convenções e dos papeis sociais, orientou a série de performances A Fuga, realizada pelo Coletivo Esfinge, entre fevereiro de 2012 e março de 2013. O catálogo, com registro fotográfico das intervenções do grupo, será lançado amanhã (14 de março), às 20 horas, no Café Coreto, durante encontro performático, com participação de Ana Reis e Odailso Berté, ambos ligados à UFG.

Com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e coordenado pela designer Lara Vaz, A Fuga mobilizou 39 pessoas convidadas e espontaneamente reunidas a partir de convite aberto, veiculado nas mídias sociais. Das performances realizadas, seis foram fotografadas por Lu Barcelos e uma delas contou com a colaboração da fotógrafa Layza Vascocelos, na Potrich Galeria.





Segundo Lara Vaz, o trabalho propõe um diálogo entre as Artes Visuais, no campo das performances, e o Design de Moda. Como todas as outras ações do Coletivo Esfinge, A Fuga também comenta, transforma e difunde o romance de ficção Sem Palavras, da jornalista Larissa Mundim, que será lançado ainda este semestre.

A fantasia como um ato de invenção e intervenção, movido pelo desejo de poesia”, sintetiza a Designer. Lara Vaz lembra que o projeto surgiu a partir da conexão de ideias que estavam em curso no blog Nega Lilu (www.negalilu.com.br) e suas pesquisas para o mestrado em Design, pela Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo.

Inicialmente, tudo tem a ver com fantasias de Nega & Lilu − personagens do livro Sem Palavras − se transformando em animais, emulando objetos para existirem e co-existirem em planos alternativos para o encontro secreto motivado pela paixão. “Esta foi a ideia originária deste conjunto de performances que, no diálogo com o Design, constituiu sua poética, refletindo também sobre a efemeridade e a instantaneidade, que são características das performances enquanto expressão contemporanea das Artes Visuais”, completa Larissa Mundim.

O catálogo que será lançado amanhã, além das fotos de cada uma das sete performances, traz ainda um artigo assinado por Lara Vaz intitulado “Fantasia caseira: incorporação espontânea de subjetividades” e depoimento de pessoas que participaram da Fuga: percepções diante do estranhamento do outro, reações ao se assumir “diferente” em público, sensações que impactaram na escolha da roupa que possibilitaria um escape de formatos impostos e consentidos pela Sociedade. 



Encontro performático
O encerramento desta primeira etapa do projeto é também, de acordo com Lara Vaz, uma oportunidade de fortalecimento da performance enquanto expressão artística. Dessa forma, o programa de amanhã à noite tem como convidados, artistas ligados à Universidade Federal de Goiás, que levam seus trabalhos solo para intervenção no evento hospedado no Café Coreto.

A professora do curso de Licenciatura em Dança da UFG, Ana Reis, apresenta a performance Ponto.Paina que constrói poética se utilizando do vistoso fruto da paineira, árvore bastante comum no Cerrado, e papel branco picotado, colados com saliva em todo o corpo. ”O espelho redondo, possível ponte entre externo e interno, reflexo do ver-se e do preparar-se para ser visto, intercala figura e paisagem”, descreve a performer, que pesquisa a intervenção urbana e as poéticas do corpo, investigando os limiares entre a Dança Contemporânea e as Artes Visuais.



(MO)VENDO é o trabalho que o Doutorando em Arte e Cultura Visual pela UFG, Odailso Berté, propõe para provocar reflexão acerca dos “afetos que entrelaçam os atos de ver e se mover”. Coreógrafo e Mestre em Dança pela UFBA, ele traz diantes dos olhos da audiência imagens que articulam o corpo enquanto “mídia de si mesmo, de seu tempo, de sua cultura”.



SERVIÇO
A Fuga: lançamento de catálogo e encontro performático
14 de maio (terça), 20 horas
Café Coreto (Rua 142, 221, Setor Marista. Goiânia/GO)
Mais info: www.negalilu.blogspot.com





You Might Also Like

0 comentários

Subscribe