Seduzida pela obra transformada

domingo, julho 27, 2014

O espetáculo Nega Lilu está ainda melhor. Difícil pra mim imaginar isso porque já havia sido golpeada por fortes doses de emoção presenciando ensaios e performances com Valeska Gonçalves e Flora Maria, desde 11 de novembro de 2011, quando estreamos no Espaço Quasar, em Goiânia.

Mas Valeska sempre soube o que queria. Aquela sabedoria intuitiva dela é algo certeiro. Quis não dançar desde o começo, preferia dirigir Flora Maria e Lunna Gomes, elenco que escolheu no nascedouro do projeto de montagem embasado no livro Sem Palavras, que acabou fundando a Nega Lilu Cia de Dança. Mas concordou porque era um desejo meu, fetiche de tanta gente e porque sua carreira reconhecida de bailarina traria prestígio para o trabalho que estava começando.

No entanto, como era suposto, o olhar externo da coreógrafa substituída em cena trouxe novas conexões para a dramaturgia previamente estabelecida. O espetáculo está, nitidamente, reorganizado, amadurecido e ganha outros sentidos com a colaboração da bailarina Lunna Gomes. O público presente ao Teatro São Joaquim, em Goiás, nos dias 25 e 26 de julho, já sabe. 

Fotos: Matheus Vitorino






Coisa linda é ver a obra transformada − não digo isso pela primeira vez! As bailarinas surgem agora mais à vontade em cena, mais divertidas e leves. A alegria é mais exposta e o sofrimento, aparentemente mais passageiro. A intensidade está mantida.

Na remontagem que, com apoio institucional do Fundo Estadual de Arte e Cultura, agora circula pelas cidades de Goiás, Goiânia, Pirenópolis e Anápolis, Valeska Gonçalves costura com linha invisível a história que fala sobre o Amor e a busca da plenitude em nosso tempo. A sutileza é seu principal insumo. Só saberá quem estiver suficientemente atento.



De outra forma, para desatentos ainda haverá em cena duas belas mulheres compartilhando o ciclo de um romance que começa sem anúncio e assim termina, podendo não ter acabado. Talvez por isso o público vacila no reconhecimento do fim: porque quer mais, porque não tem certeza, porque não se arrisca, porque pactua com o silêncio – presságio anunciado pela fonte literária, primeira inspiração.






Nega Lilu Cia de Dança volta a apresenta o espetáculo Nega Lilu em 2 de agosto, no Teatro do Centro Cultural UFG, no Setor Universitário, em Goiânia.




You Might Also Like

0 comentários

Subscribe