Ciclo de bate papo-gratuito discute Cibercultura no Culturama

segunda-feira, março 23, 2015

Espaço e Performance, redes sociais e o case Nega Lilu são os três temas abordados no primeiro ciclo de bate papo sobre Cibercultura, promovido pelo Culturama. Com entrada franca, as atividades estão programadas de 25 a 27 de março, sempre às 14 horas. O Culturama é um centro de ensino recentemente aberto, no Setor Bueno, em Goiânia, voltado para a formação em Arte e Cultura, com foco no audiovisual, artes visuais (fotografia e desenho), literatura e cibercutura. A direção de conteúdo do Culturama é feita pela Nega Lilu Editora.

O mestre em filosofia e doutor em Comunicação Social pela UFG, Daniel Christino, vai conduzir a palestra Espaço e Performance, a fim de debater, na quarta-feira (25), as experiências cotidianas e as mudanças ocorridas nos modos de vida provocados pelas tecnologias de comunicação e informação. “Este é um convite para refletirmos sobre como atuar num mundo cada vez mais rápido e profundamente transformado”, afirma. Conceitos de espaço, tecnologia e performance e sua relação com o cotidiano das interações sociais estarão na pauta do bate papo.

Daniel Christino

As redes sociais e seu impacto na nossa percepção de mundo é o território provocativo da discussão que será levantada pelo mestre e doutor em Engenharia Elétrica pela UNICAMP, Gélson da Cruz Junior. Na quinta-feira (26), o engenheiro se propõe a colaborar para o entendimento de como as redes sociais mudaram a nossa percepção em relação ao mundo, e seu impacto nas relações pessoais e profissionais. “Entre outras coisas, vamos falar sobre o período pré-internet, os primeiros passos da comunicação eletrônica, as redes sociais, o impacto da computação móvel e a evolução das relações sociais”, comenta.

Gélson da Cruz Junior

Fechando o ciclo de bate papos de março, na sexta-feira (27), o público do Culturama vai acessar detalhes do case Nega Lilu, apresentado pela jornalista e escritora Larissa Mundim, fundadora do Coletivo Esfinge, grupo de mais de 100 pessoas, que protagonizou diversas ações artísticas, em todo o mundo, para comentar, transformar e difundir o romance de ficção Sem Palavras, sobre o Amor e a busca da plenitude no nosso tempo. “O ciberespaço é o ambiente principal de difusão deste trabalho que é originalmente literário, mas atravessa linguagens artísticas diversas”, explica. Entre outras ações de impacto artísitco e cultural, o livro inspirou a montagem de um espetáculo de dança, estimulou intervenções urbanas em 16 países (quatro continentes), provocou sete performances públicas catalogadas e circula tatuado em 21 corpos.

Larissa Mundim

 SERVIÇO
Ciclo de bate papo: Cibercultura
25 março (quarta) – Espaço e Performance, com Daniel Christino – 14h
26 março (quinta) –  As redes sociais e seu impacto na nossa percepção de mundo, com Gélson da Cruz Junior – 14h
27 março (sexta) – Nega Lilu (apresentação de case), com Larissa Mundim – 14h
ATIVIDADE GRATUITA
Mais info: (62) 3924-1917

SOBRE OS PALESTRANTES

Daniel Christino
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (1998), graduação em Comunicação Social Habilitação Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (1994), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (2001) e doutorado em Ciências da Comunicação pela UnB. Atualmente é professor permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Performances Culturais da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG e do programa de Mestrado em Comunicação da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG. É também Coordenador do Game Lab no Media Lab/UFG. Tem experiência na área de Filosofia, Performance e Comunicação, com ênfase em Epistemologia e Filosofia da Comunicação, Performance, Tecnologia e Games, atuando principalmente nos seguintes temas: fenomenologia, performance, teoria da comunicação, narrativa, entretenimento e tecnologia.

Gélson da Cruz Júnior, formado em Engenharia Elétrica pela UNESP, Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela UNICAMP, e atualmente Professor Associado e Coordenador de Pós-Graduação na Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da UFG.

Larissa Mundim é autora dos romances literários de ficção Sem Palavras (2013) e Agora eu te amo (2014) e também autora do blog Nega Lilu (www.negalilu.com.br). Jornalista e militante da Cultura e dos Direitos Humanos. Diretora executiva da Nega Lilu Cia de Dança e fundadora do Coletivo e/ou (2014) e do Coletivo Esfinge (2009), grupos atuantes nas Artes Visuais, Artes Cênicas, Audiovisual, Literatura, Design e Comunicação.  Diretora geral da Casa da Cultura Digital, criada em 2004, com a missão de difundir e fortalecer a cibercultura para o exercício da cidadania.




You Might Also Like

1 comentários

Subscribe