Manifestação da obra no campo intuitivo

segunda-feira, julho 08, 2013

— Dona Aldeni, eu voltei!
Gritei do portão.
Que coincidência, ainda hoje a menina havia perguntado por mim. E quando me viu, a avó teve reforçada a crença na benção divina que a neta, um anjo adivinhador, representa.
— Batista, é aquela moça!
— Pede pra ela entrar...

Na visita surpresa, me desculpei dizendo que havia retornado pra mostrar o livreto que tem na capa a foto da flor do Dente de Leão que imitava a primeira fantasia de Nega & Lilu que, um dia, no piso vermelho daquela sala de TV que já foi um atelier, empreenderam fuga sem poderem ser alcançadas.



Mas a Nega sou eu, revelou Aldeni, sorrindo largo uma alegria incontida. Porque no interior do Maranhão, na pequena Nova Olinda, deram a ela esse apelido. E Batista confirmou, enquanto rolava o noticiário da Rede Record, que foi desse jeito mesmo que a chamou pela primeira vez. Mas com o tempo, virou Neguinha, afinal, chegou na cidade uma outra Nega, maior que ela.



Jeane Pamela achou o livreto muito bonito. Foleava as páginas com dedos de seda, enquanto ouvia de mim a história do penteado que transformou o Hulk em Fiona.
— É a Fiona mesmo, validou a menina vidente.


Fotos: Consuelo Gobbi e Larissa Mundim


Aldeni insistiu com Batista para que me informasse o número do telefone celular: porque quando ela vier nos visitar de novo, pode avisar antes.

E eu respirava com dificuldade, sentindo aquela infantil asfixia que se chamava nó na garganta, segurando bravamente o choro diante do belo: a simplicidade, a franqueza, o carinho da Nega de carne e osso, luz nos olhos e de entendimento muito próprio sobre um pedaço de história contada por duas plumas.


Leia também: 
Novas práticas de recriação
Aprendi com Mary Shelley


Você pode solicitar o catálogo, gratuitamente, enviando um e-mail para negalilu@gmail.com .

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe