Novos conselhos se caracterizam pela colaboração intersetorial

sábado, dezembro 07, 2013


"O papel dos Conselhos é conciliar interesse, visões, propostas, não é pra dar conselho pra ninguém", observa o Conselheiro Nacional de Cultura e bonequeiro, Chico Simões, durante a Conferência Extraordinária Municipal de Cultura, que está sendo realizada hoje, no Instituto Federal de Goiás. Para compartilhar reflexões sobre a missão mais atual dos conselhos de cultura, a Secult convidou também o Secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Bernardo Mata Machado.

Durante a palestra “A construção do futuro Conselho Municipal de Cultura e sua importância estratégica para o Sistema Municipal de Cultura”, Chico Simões ressaltou ainda que é da natureza dos conselhos mediar discussões polêmicas, divergências e controversas. “Porque a diversidade cultural é o que nos faz ser o que somos e este é o desafio”, frisa.  



Para o Secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Bernardo Mata Machado, os Conselhos são também espaços de cobrança e demanda para conquista de direitos sociais, políticos, econômicos, culturais. "Cooperação é uma palavra-chave para a busca da solução de problemas específicos, a partir da articulação entre agentes públicos, iniciativa privada, especialistas e aqueles que são afetados pelas políticas públicas", completa.

Ainda segundo ele, a democracia representativa já não contempla as necessidades do mundo atual. "Só as leis não adiantam, é necessário que as pessoas topem jogar e que as regras do jogo sejam compartilhadas", defende Mata Machado.


Na parte da manhã, o escritor Edival Lourenço, integrante do Conselho Municipal de Cultura, apresentou um relatório de atividades da gestão que se encerra no dia 31 de dezembro. Após o almoço, as pautas da conferência são as seguintes: leitura, discussão e aprovação do Regimento da Conferência Municipal Extraordinária de Cultura e eleição da Lista Tríplice para composição do Conselho Municipal de Cultura.



You Might Also Like

0 comentários

Subscribe