Plano Municipal de Cultura é prioridade para novo Conselho Municipal de Cultura

sábado, dezembro 07, 2013

A nova gestão do Conselho Municipal de Cultura (CMC) tem uma missão importante: colaborar para a elaboração do Plano Municipal de Cultura (PMC), que tem como objetivo organizar as políticas culturais para Goiânia, dando continuidade a elas independentemente de mudanças de governantes.

Os novos conselheiros, representantes dos diversos segmentos culturais e indicados pela sociedade civil, serão conhecidos hoje, ao final da Conferência Municipal Extraordinária de Cultura, que começou às 9h30, no auditório do Instituto Federal de Goiás (IFG).

O Sistema Municipal de Cultura (SMC) faz parte das metas e ações do Plano Municipal de Cultura (PMC) e também será implantado em 2014. Para dar início a este processo, em junho, a Prefeitura de Goiânia aderiu ao Sistema Nacional de Cultura.

Na abertura oficial do evento, a secretária municipal de Cultura, Glacy Antunes, ressaltou a responsabilidade dos delegados participantes da conferência na eleição dos conselheiros que vão se dedicar à elaboração dos marcos legais capazes de consolidar a política pública cultural em Goiânia. “Esta é a missão principal dos novos conselheiros”, afirmou a secretária.

  



No período de inscrições para a conferência, a Secult recebeu 84 inscrições sendo que 14 delas não foram homologadas pelo atual Conselho Municipal de Cultura, conforme termos do regimento interno da Conferência Municipal Extraordinária de Cultura.

Com direito de voto, poderão participar da eleição as entidades culturais já cadastradas junto à Secult, nos seguintes segmentos: Artes Cênicas (Circo, Dança, Teatro e Ópera), Audiovisual (Cinema, vídeo, Rádio Pública/Comunitária, TV Pública/Comunitária, Novas mídias), Artes Plásticas e Artes Visuais (Fotografia, Artes Plásticas, Design, Artes Gráficas e Web Design), Literatura e Biblioteca (Arquivos, Bibliotecas, Leitura, Livro), Música (popular, clássica, instrumental), Humanidades e Abrangência Cultural (Artesanato, Cultura popular, Folclore, demais manifestações culturais tradicionais. Entidades atuantes em novas estruturas – moda, arquitetura, entre outras) e Terceiro Setor Cultural de Ação Ampla e Instituições Culturais. 


You Might Also Like

0 comentários

Subscribe