Ações de base podem ganhar espaço no edital do FEC para a Literatura

segunda-feira, setembro 15, 2014

Iniciativas de estímulo à leitura e à circulação do livro goiano poderão ser fortalecidas no segundo edital do Fundo Estadual de Arte e Cultura (FEC). A discussão inicial sobre as principais demandas do segmento literário se realizou hoje, na Vila Cultural, com a presença de apenas três representantes da área.

O escritor Brasigóis Felício, integrantes do Conselho Estadual de Cultural, a editora e livreira Izaura Franco (R & F Editora) e a escritora e editora Larissa Mundim (Nega Lilu Editora) lamentaram a ausência da classe literária, mas consideraram a reunião produtiva. Conduzido pelo Assessor Jurídico da Secult, Mario Rodrigues Pires, o debate de ideias se pautou pela análise do primeiro edital do FEC e pela observância dos eixos norteadores da política nacional para o livro e a leitura.





Entre as sugestões a serem encaminhadas à Secult e ao Conselho Estadual de Cultura, merecem destaque a adequação de recursos para a produção de  livros de autores inédito e éditos e para a realização de eventos literários de médio e pequeno porte. Também foi consensual a inclusão de uma nova modalidade: promoção de intercâmbio do escritor goiano com escritores de todo o mundo, por meio da participação de eventos nacionais e internacionais.

Outros dois aspectos relevantes foram levantados na reunião: a digitalização de acervos literários para democratização de acesso e formação de mediadores, agentes literários e contadores de histórias. De forma direta, nenhuma dessas ações estruturantes de política pública estão contempladas no primeiro edital do FEC.  

Segundo a Secult, os editais do FEC passarão a ser setoriais e começarão a ser publicados a partir de novembro de 2014. Cinco reuniões setoriais já foram realizadas até agora para a coleta de sugestões. As próximas agendas previstas são no dia 19 (Dança e Teatro) e 20 de setembro (Circo), sempre na Vila Cultural, atrás do Teatro Goiânia.


You Might Also Like

0 comentários

Subscribe