Andalucía │ Guta Assirati (DF)

terça-feira, abril 04, 2017



Abriu os olhos, acordando de um sono de incertos milhões de gestos dormidos. Tempo que não cumpre calcular. No caminho que se estende entre seus receios e o mar, lhe acena um espelho, com que ela, resoluta mente, decide defrontar-se. Espia silente, e seus lábios, mais vermelhos, lhe sorriem. Ela soube devagar divagar o olhar, num compasso lento, que parece pesar o mundo. E os olhos que ali se ascendem não são dela, mas de Laura.

Um brilho fino ilumina, tão de repente quanto aos poucos, o som que aquela imagem descortina. Ela engole a própria saliva e permanece ali, cativa. Como quem espera pelo trem que vai chegar. Imersa num redemoinho de mechas difusas e opacas de memórias que se abraçam por entre acordes da história. Laurita lhe move um riso largo. Ela move as mãos. 

Em seguida, faz-se roda, faz calor. Em seguida, pés irrompem qual romãs, em meio a cravos e rosas. Vermelhas. Que ela, apressada, veste. Alguém, longe, lhe chama: Carmem! Manu-ela, atende. Não se lembra, ao certo, de que lado costumava ficar… Laura, então, espera que ela regresse. Ela calça as mãos com um par de sonhos. Pretos. Mastiga uma saudade agridoce, sem supor o momento de engolir. Tempero que não cumpre decifrar. Ela pensa na terra. Mira uma vez mais a cor da vida que há nos olhos Laurita, que lhe seguem a cantar. Aqueles olhos que convidam a girar. Ela morde a romã enquanto andaLuzia. Espera o vento abrandar. E espera a lua transbordar por cima, por fora dos limites do deserto repleto e incerto. Silêncio solo compás.

Ilustração: Ailuj Fleming


Guta Assirati é nascida em São Paulo e reside em Brasília há dez anos. Escritora e indigenista, é advogada, atuante e militante na defesa dos direitos socioambientais e humanos. Autora do livro Por entre rios – Umas palavras.

Canais da Guta
Facebook: guta assirati


Ailuj Fleming é ilustradora. Publicou a zine Diálogos tristes como um peixe no aquário, com coautoria de Julia Mundim, pela Nega Lilu Editora.

Canal de Ailuj
Instagram: julia_mf2006


You Might Also Like

0 comentários

Subscribe