Backstage da performance Nega Lilu (parte 1)

segunda-feira, março 26, 2012


Costumo dizer que leitores e leitoras têm seus motivos para saber sobre as coisas que sabem. E na semana que passou, instigadas por Sem Palavras, pessoas anônimas ‒ e nem tanto ‒ travaram curiosa discussão, que teve início com suposições sobre o “estado civil” da Nega, mas desembocou no candomblé. “A Nega ama a Lilu que ela mesma criou na ficção. De fato é a ilusão do amor, mas Lilu fez amarração pra Nega”, publicaram anonimamente no blog.

A provocação bem-sucedida resultou em outra manifestação, também não identificada, que intuiu: amarração bem feita assim é coisa do próprio Exú e da Pomba-Gira, guardiões de orixás que têm trânsito terrestre, também chamados de “eternos das noites felizes”.

Quem é especialista em candomblé esclarece que, tanto Exú quanto a Pomba-Gira, são entidades não relacionadas ao demônio, são espíritos de luz que buscam evolução. Entre os poderes atribuídos a eles está o “descarrego”, a “limpeza” e a “união entre as pessoas”, podendo então agir no encaminhamento de questões mal resolvidas do coração, como sugeriu anônimo leitor ou leitora do blog Nega Lilu.

Primeiro o assunto divertiu, para em seguida chamar nossa atenção para o cruzamento (ou encruzilhada) que tão ilustre ebó poderia ter com a proposta do artista plástico Ronan Gonçalves (Rogo), autor de uma série de performances que consiste na “amarração” de pessoas com materiais diversos. Era mais um: putz... tudo a ver!! Porque são tantos os mistérios que envolvem os rumos do Coletivo Esfinge em sua missão de comentar, transformar e difundir o conto Sem Palavras, de Larissa Mundim.

Também é importante registrar que a parceria com Rogo trouxe um fluxo invertido pra vivência do Coletivo, porque esta foi a vez de Nega e Lilu atravessarem e dialogarem com a obra de alguém, algo que ainda não havia ocorrido, tendo em vista que Sem Palavras tem sido ponto de partida criativo para novos produtos artísticos, seja nas artes visuais, cinema, dança, literatura. Neste caso, amarração que deu em casamento.



You Might Also Like

0 comentários

Subscribe