"Nega Lilu" faz única apresentação no Teatro Sesi de Goiânia

terça-feira, março 27, 2012



Um comentário sobre a essência da vida e a plenitude do Amor inspira o duo de dança Nega Lilu, que tem única apresentação prevista para 30 de março, às 21 horas, no Teatro Sesi Goiânia. O espetáculo integra a programação do Congresso Regional de Artes Cênicas, realizado pela FETEG - Federação de Teatro do Estado de Goiás. 

Coreografado por Valeska Gonçalves e montado com apoi da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o espetáculo de estilo contemporâneo é uma ação do Projeto Esfinge, um coletivo de obras artísticas que comentam, transformam e difundem o conto Sem Palavras, de autoria da jornalista Larissa Mundim.

Na concepção de seu primeiro espetáculo, Valeska Gonçalves propôs a materialização de estados emocionais que rondam a breve história romântica de Nega e Lilu. A movimentação concebida pela coreógrafa, que é bailarina da Quasar Cia de Dança, valoriza as sutilezas concentradas em detalhes, a riqueza dos signos gravados no corpo (como lembranças ou tatuagens), mantendo contato com a narrativa do conto Sem Palavras sem, necessariamente, cumprir o papel de contá-lo ou recontá-lo.  

“Não trabalhamos definindo quem é a Nega e quem é Lilu na história, nosso desafio foi buscar aproximação do universo de sentimentos que atravessam um grande amor”, esclarece a coreógrafa. Em cena, o espetáculo traz contornos da individualidade do ser humano em relacionamentos a dois, a três e, como em todo envolvimento afetivo que tem momentos de distanciamento e de sintonia, Nega e Lilu na dança chegam a ocupar o mesmo corpo.

O processo criativo do espetáculo de 50 minutos teve base no conteúdo de domínio da autora do conto Sem Palavras. Trabalhando de forma coletiva e autônoma, a equipe buscou detalhes pessoais de Nega e Lilu, fazendo observação do comportamento das personagens de ficção no contato com o outro. “Saber como elas se vestem e como se divertem, conhecer a forma como sentem o amor foi fundamental para trazer humanidade para o trabalho”, lembra Flora Maria, bailarina que integra o elenco ao lado de Valeska Gonçalves.

Cenário
A obra literária que deu origem ao espetáculo é evocada na cenografia proposta pelo artista plástico Mateus Dutra, trazendo para o palco fragmentos do conto Sem Palavras. Apropriado pela caligrafia do cenógrafo, o texto ganha status imagético, torna-se desenho, e tem sua matriz semiológica modificada, ao mesmo tempo em que tem sua semântica enriquecida, originando um novo produto artístico que orienta os espaços para a movimentação das bailarinas. 

O desenho de luz, na concepção do reconhecido coreógrafo Henrique Rodovalho (Quasar Cia de Dança), dialoga com o cenário, tecendo sutis comentários. Recursos alternativos de iluminação de cena, com luminárias diversas, também criam ambiência narrativa. “Toda a concepção do espetáculo ganha um toque de intimidade”, diz Rodovalho.

O figurino concebido por Ana Christina da Rocha Lima tem cores sólidas que contrastam com a pele exposta. Determinante na construção do estado das personagens, contém elementos que remetem à doçura e à sedução presentes na estética pin up. “A provocação é sempre o texto”, reflete Ana Christina. O figurino veste também paixão incandescente e a dor lancinante da separação, com a elegância que é própria da história em sua origem.

Para definir a trilha sonora do espetáculo, Valeska Gonçalves teve como fonte inicial de pesquisa as canções que marcaram os momentos de intimidade de Nega e Lilu. No processo seletivo da montagem coreográfica, emergiram Orlando Silva, Benito de Paula, Mart’nália, entre outros, que se juntaram a Depeche Mode, Adele, The Puppini Sisters, numa sequência pop e eclética.

Projeto Esfinge
O espetáculo de dança Nega Lilu é uma ação do Projeto Esfinge, um coletivo de obras, nas diversas linguagens artísticas, que comentam, transformam e difundem o conto Sem Palavras, escrito pela jornalista Larissa Mundim. Iniciado em janeiro de 2011, o projeto tem abrangência nacional e internacional, com desenvolvimento também no campo das artes visuais, fotografia, audiovisual, body art, literatura e design. Todas as ações do Projeto Esfinge estão detalhadas em www.negalilu.blogspot.com .







 


Fotos: Lu Barcelos

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe