A escultura de Segall e minhas duas amigas (por Ademar de Queiroz)

quinta-feira, março 15, 2012


Em recente visita ao Museu Lasar Segall, em Sampa, me surpreendi ao encontrar as "Duas amigas". Fui atraído para elas. Na verdade, tornei-me um satélite delas. Eu era sua Lua. E a cada volta dada ao redor das duas, eu observava detalhes de uma afeição tocante. Os rostos juntos. Os corpos colados. As mãos entrelaçadas como se nunca mais pudessem se separar. E principalmente a placidez dos olhares... me hipnotizando, prendendo, cativando e conquistando. Só pode ter aquele olhar quem encontra em outra pessoa o avesso que completa, fortalece, instiga, encoraja e liberta. Dois olhares. Quatro buracos negros que me sugavam. E foi nesse mergulho que a luz se fez. Eu via claramente porque as duas moças me encantavam. Aquilo não era um encontro. Era um reencontro. E elas eram Nega e Lilu, minhas amigas de outros carnavais.





 

Duas amigas, Lasar Segall, 1936. Escultura em mármore cinza. 51,5 X 36,3 X 22cm









You Might Also Like

3 comentários

Subscribe