FICA é cenário de manifesto pelos direitos sociais

domingo, junho 19, 2011

Um protesto silencioso anti-homofóbico ocupa as ruas da Cidade de Goiás, neste final de semana que reúne milhares de pessoas para o encerramento do FICA – Festival Internacional de Cinema e Video Ambiental. Desde a sexta-feira, militantes circulam com camisetas e espalham, pelo centro histórico da antiga Vila Boa, adesivos que propõem uma intervenção urbana pela causa dos direitos sociais.

O conteúdo das camisetas e adesivos é remissivos ao blog Nega Lilu (www.negalilu.blogspot.com). O diário virtual é uma ação do Projeto Esfinge, que integra as diversas linguagens artísticas em torno do comentário, da transformação e da difusão do conto Sem Palavras, de autoria de uma escritora goiana que, sob o pseudônimo Nega Lilu, assina a produção literária que tem mais de mil acessos por mês.

Nesta ação do Projeto Esfinge, Nega Lilu lança mão de linguagem publicitária para manter o episódio alardeado pela imprensa no dia 25 de maio aquecido na memória das pessoas. Naquele dia, recuperando-se de pneumonia, Dilma Rousseff declarou:“Não vai ser permitido a nenhum órgão do governo fazer propaganda de opções sexuais”, justificando a suspensão da produção do kit anti-homofobia (elaborado pelo MEC), após protestos da bancada religiosa no Congresso.

Segundo a autora, o blog não chega a ser instrumento de militância das questões de gênero e da sexualidade, no entanto, se mantém atento em defesa dos direitos sociais plenos. “A obra Nega Lilu foi criada para estimular o autoconhecimento, o respeito a todo tipo de diversidade, à tolerância, podendo somar esforços na construção de uma cultura de paz”, argumenta a escritora.

A homofobia ganhou espaço no blog com a publicação do texto “Manifesto íntimo anti-homofóbico”, no dia 26 de maio, iniciando uma campanha que, em seguida, distribuiu anúncios nas redes sociais com o mesmo slogan que pode ser visto na multidão que prestigia o FICA: “Seu kit anti-homofobia: negalilu.blogspot.com” . De acordo com a autora, o fomento à discussão foi responsável pelo record de acessos ao conteúdo do blog na última semana do mês passado.

“Os cerca de 50 acessos dia se transformaram em 120 e, desde então, continuamos mantendo uma boa performance, com média de 90 leitores diários”. O resultado é um salto de mais de 100% nas estatísticas do diário virtual que, somente em maio teve 1.262 acessos. Para Nega Lilu, o desempenho revelado a partir da publicação de textos que comentam os fatos do dia-a-dia é um indicativo estratégico na conquista de audiência para o blog literário de ficção que, inicialmente, tratava apenas da breve história romântica de Nega e Lilu. 

Manifestantes
A pedagoga Simone Rosa foi uma das primeiras a se candidatar a garota propaganda da campanha. “Eu não poderia ficar fora dessa”, ressaltou a leitora do blog. Segundo ela, importante é não perder uma oportunidade legítima de manifestação para que o Brasil se desenvolva cada dia mais tolerante às diferenças sociais. “Tenho orgulho de vestir essa bandeira que nos fortalece enquanto Nação”, completou.

Na noite de sexta-feira, circulando próximo à Praça do Chafariz, o jornalista Rodrigo Oliveira também exibia a camiseta de Nega Lilu de peito aberto. “Dessa forma eu protesto contra o preconceito, contra a discriminação e testemunho em favor de uma sociedade que possa viver em paz consigo e com o outro”, prega.

Outra “agente” que circulava pelo FICA após o show de Maria Rita era a odontóloga Cristiane Domingues, divulgando o Projeto Esfinge à medida que desfilava a marca Nega Lilu. De acordo com ela, a homofobia é uma ameaça social e merece a atenção de todas as pessoas. “O que muita gente não percebe é que todos nós temos relação direta ou indireta com essa questão, afinal, a sexualidade é vida, é saúde e é parte da essência do ser humano”, opina.

A partir da simpatia de militantes heterossexuais e homossexuais pela campanha anti-homofóbica de Nega Lilu, a manifestação promete estar presente na cerimônia de premiação do FICA e nos shows. Na semana passada, a cantora Rita Lee foi formalmente convidada por Nega Lilu a participar de uma flash mob (mobilização relâmpago) no palco que estará concentrando a atenção de milhares de pessoas na noite de hoje. Fica no ar a expectativa da roqueira vestir também a camiseta. (Tuvia Carvalhosa)

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe