Nega Lilu Editora seleciona poesia e conto para coletânea de novos autores

terça-feira, junho 10, 2014


A Nega Lilu Editora abre edital para seleção de poesias e contos de novos autores goianos, que deverão integrar as duas primeiras antologias da Coleção e/ou. As inscrições gratuitas permanecem abertas entre 9 de junho e 21 de julho de 2014. A iniciativa lança o selo literário Naduk, vitrine para a produção de autores inéditos ou éditos iniciantes, que buscam espaço para publicação. O projeto conta com a parceria do Evoé Livros e da Casa da Cultura Digital.

Os critérios de análise e seleção divulgados pelo edital são: qualidade, atualidade, técnica e potencial difusor da obra literária. Cada candidato poderá concorrer com, no máximo, cinco textos inéditos. O processo seletivo será conduzido por um Conselho Editorial, constituído pela Nega Lilu Editora e o resultado será conhecido em agosto deste ano. Inscreva-se aqui.

O conteúdo literário selecionado será editado em dois volumes, originando dois projetos que serão submetidos à captação de recursos financeiros por meio dos mecanismos de incentivo à Arte e à Cultura, em Goiás, como Fundo Estadual de Cultura, a Lei Goyazes e a Lei Municipal de Incentivo à Cultura ou investimento direto por parte de empresas. “O trabalho que estamos propondo vai acontecer naturalmente, se houver qualidade, e este é o desafio maior deste edital”, reflete a escritora e jornalista, Larissa Mundim, proprietária da Nega Lilu Editora.

Segundo ela, pequenas editoras em todo o mundo viabilizam publicações de antologias dividindo os custos em cotas, financiadas pelos próprios autores. “Este pode ser um caminho mais rápido e não descartamos essa possibilidade para outros projetos, mas a Coleção e/ou tem vocação para ser um genuíno produto da política pública cultural que, neste momento, se estrutura em Goiás”, explica a escritora, referindo-se ao processo de implantação dos sistemas estadual e municipal de cultura, que deverão estimular planejamento, direcionamento de recursos financeiros e controle social dos investimentos.

Sustentabilidade
Larissa Mundim reforça, no entanto, que a Nega Lilu Editora tem buscado outros caminhos que não somente o fomento de fundos de cultura e leis de incentivo. “O escoamento da produção é um grande gargalo. O livro goiano tem dificuldades de comercialização. Estamos trabalhando para amenizar esse problema e, gradativamente, teremos, com mais frequência, reimpressões e lançamentos feitos com recursos próprios de autores independentes e pequenas editoras”, prevê. 

O romance de ficção Sem Palavras, primeiro item do catálogo da editora, é também seu primeiro case. Publicado com apoio da Lei Goyazes em setembro de 2013, o livro vendeu 10% da tiragem em um dia. Dos 1.000 exemplares produzidos, outros 20% foram destinados à doação (Secult Goiás, centros culturais, bibliotecas, imprensa, parceiros). Com 11 pontos de venda em Goiânia e Brasília, mais a loja virtual, a Nega Lilu Editora comercializou metade da primeira edição até o final de maio. “Com a agenda de lançamentos programada até o final do ano, temos perspectivas reais de reimpressão de Sem Palavras para 2015, com recursos próprios”.

Promover ações de incentivo à leitura, estimular a democratização de acesso à literatura por meio das novas tecnologias e ampliar fronteiras de circulação do livro produzido no Estado de Goiás são também metas de trabalho da Nega Lilu Editora. “Estamos aprendendo enquanto fazemos, buscando referências e alternativas que possam romper com as práticas pré-estabelecidas e que não trouxeram para a Literatura goiana soluções estruturantes para a produção criativa com sustentabilidade”, finaliza a escritora.  




You Might Also Like

8 comentários

Subscribe