Oficina de stencil inaugura atividades do Coletivo e/ou

quinta-feira, outubro 09, 2014



A Literatura é o ponto de conexão entre as pessoas que integram o Coletivo e/ou, que inicia seus trabalhos em 11 de outubro de 2014 (sábado). A primeira atividade programada é a oficina de stencil com o artista Edney Antunes, pioneiro no graffiti em Goiás. Com o apoio da Nega Lilu Editora, da Casa da Cultura Digital e da Escola de Artes Visuais da SECULT GO, 11 matrizes serão preparadas para a realização de intervenção urbana comemorativa dos 81 anos de Goiânia.

Cada matriz vai permitir a gravação de textos poéticos curtíssimos no piso urbano (em parques e pontos de ônibus), entre 11 e 31 de outubro, na capital goiana. A intervenção integra ampla programação do projeto Ocupa Goiânia, concebido e estimulado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-GO). A trilha literária, espalhada por toda a cidade, terá seu acesso democratizado a partir de geotagging (coordenadas latitudinais e longitudinais), no Google Maps, por meio da consultoria em tecnologia de Paulo Gonçalves.

No sábado, na Escola de Artes Visuais da Secult GO (Parthenon Center, na Rua 4 do Centro) Edney Antunes vai compartilhar com a turma sua experiência no campo da street art, iniciada na década de 1980. O bate papo deve percorrer aspectos relacionados às bordas entre a arte e o vandalismo. “É importante que os interventores compreendam o que estamos propondo e que construam pensamento crítico sobre a ocupação da Cidade, território cada dia mais árido”, comenta a diretora da Nega Lilu Editora, Larissa Mundim.

A fotógrafa Jake Vieira é a convidada para registrar o nascedouro dos trabalhos do Coletivo e/ou. A oficina terá desdobramentos, no período da tarde, no beco da Rua 3, no centro de Goiânia, para apropriação da técnica de stencil, com o apoio de Edney Antunes. 

Segundo ela, a intervenção e/ou − batizada a partir do nome do coletivo que vem se formando − tem inspiração no projeto de lambe Mensagem na Garrafa (2011-2013), ação de street art do Coletivo Esfinge, que correu mundo (16 países em quatro continentes), levando fragmentos de texto do romance de ficção Sem Palavras (Nega Lilu Editora), escrito por Larissa Mundim e Valentina Prado. “O suporte continua sendo a Cidade, mas deixamos o sticker pelo stencil”, comenta.


O blog Nega Lilu dará cobertura à intervenção e/ou, bem como a todas as ações que integram o Ocupa Goiânia.

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe