Vinicius pra mim

sexta-feira, outubro 24, 2014

Um clássico da música brasileira moderna. Importante pensador de seu tempo, um cara de sorte e talento, generoso, agregador, conectado com a próxima estação e bon vivant da viagem do momento. No Brasil imediatamente anterior ao golpe militar, também por meio da literatura, ficou à vontade para promover reflexões sobre o "eterno enquanto dura". Isso era 1958 e o romantismo shakespeariano infiltrado há séculos ainda davam as cartas (de Amor).



Vinicius de Moraes foi um visionário que lançou, com a parceria de João Gilberto, sonoridades inovadoras, por ocasião da gravação do álbum "Chega de saudade". Não houve, no entanto, o estranhamento que o novo costuma provocar. Consenso nunca foi, o que não impediu a Bossa Nova de transitar pelo que há de simples e comum, democratizando, expandindo em beleza o movimento.

Interessante é observar que, de forma geral, aquela novidade foi reconhecida como legítima, caiu como uma luva, recebeu reconhecimento em todo lugar, com potencial de exportação (e essas coisas que eram importantes pra época). Não houve dúvidas sobre a elegância e atualidade da obra de Vinicius, ainda que Romântica. Isso é maravilhoso e nos inspira, ensinando que ruptura não é abandono. E nos exige e nos responsabiliza quando estamos homenageando esse companheiro, grande poeta que a direita quis chamar de "poetinha" pra não apoiar. Agora eu te amo é um romance de ficção dedicado a este homem. 

O desafio pra gente é materializar um livro honrado, escrito por Larissa Mundim, que oferece a outra face na discussão sobre o Amor — o assunto mais recorrente da humanidade, temática principal do poeta que completaria 100 anos enquanto Agora eu te amo estava sendo escrito. Além da autora, que também assina a edição, o romance conta com equipe dedicada ao Livro, esse objeto que nos modifica. 

A jornalista Daniela Marcacini é revisora e coeditora, seu admirável perfil e capacidade de trabalho nos enche de esperança. Tem o publicitário e designer Paulo Batista, artífice da superação que nos apresenta caminhos para o aquecimento do coração, todo santo dia. Recentemente agregado à trupe, é com muito prazer que a Nega Lilu Editora recebe o designer e cientista Carlos Sena, que desvenda pra gente os mistérios e as sutilezas do fazer gráfico. Somos amigos e estamos em busca da perfeição. Porque a vida só se dá pra quem se deu.




You Might Also Like

0 comentários

Subscribe