Última apresentação de "Nega Lilu" em Goiânia está marcada para novembro

quarta-feira, outubro 22, 2014


Com as bailarinas Flora Maria e Lunna Gomes em cena, a Nega Lilu Cia de Dança faz última apresentação do espetáculo Nega Lilu, em Goiânia, no dia 8 de novembro, às 21 horas, no Teatro Goiânia. Para 2015, o grupo prevê a montagem de novo espetáculo coreografado por Valeska Gonçalves. A performance na capital integra a turnê que conta com apoio institucional do Fundo Estadual de Arte e Cultura e, também para o ano que vem, tem agenda a ser cumprida em Pirenópolis e Anápolis.

Nega Lilu é um comentário sobre o Amor e a busca da plenitude, numa perspectiva pós-moderna, um espetáculo inspirado no livro Sem Palavras de Larissa Mundim e Valentina Prado. O duo de estilo contemporâneo é o trabalho inaugural da Nega Lilu Cia de Dança, que estreou em novembro de 2011, em Goiânia.  



Neste trabalho coreográfico de 50 minutos, Valeska Gonçalves propõe o registro de estados emocionais que rondam a breve história romântica de Nega e Lilu. A movimentação concebida pela coreógrafa valoriza as sutilezas concentradas em detalhes, a riqueza dos signos gravados no corpo (como lembranças ou tatuagens), mantendo contato com a narrativa do livro sem, necessariamente, cumprir o papel de contá-lo ou recontá-lo.  

“Não trabalhamos definindo quem é a Nega e quem é Lilu na história, nosso desafio foi buscar aproximação do universo de sentimentos que atravessam um grande amor”, esclarece a coreógrafa. Em cena, o espetáculo traz contornos da individualidade do ser humano em relacionamentos a dois, a três e, como em todo envolvimento afetivo que tem momentos de distanciamento e de sintonia, Nega e Lilu na dança chegam a ocupar o mesmo corpo.

Fotos: Lu Barcelos

 O desenho de luz, na concepção do reconhecido coreógrafo Henrique Rodovalho (Quasar Cia de Dança), dialoga de forma integrada com o cenário, tecendo sutis comentários. Recursos alternativos de iluminação de cena, com luminárias diversas, também criam ambiência narrativa. “Toda a concepção do espetáculo ganha um toque de intimidade”, diz Rodovalho.

O figurino concebido por Ana Christina da Rocha Lima tem cores sólidas que contrastam com a pele exposta. Determinante na construção do estado das personagens, contém elementos que remetem à doçura e à sedução presentes na estética pin up. “A provocação é sempre o texto”, reflete Ana Christina. O figurino veste também paixão incandescente e a dor lancinante da separação, com a elegância que é própria da história em sua origem.

Para definir a trilha sonora do espetáculo, Valeska Gonçalves teve como fonte inicial de pesquisa as canções que marcaram os momentos de intimidade de Nega e Lilu, apresentada ao leitor de Sem Palavras. No processo seletivo da montagem coreográfica, emergiram Orlando Silva, Benito de Paula, Mart’nália, entre outros, que se juntaram a Depeche Mode, Adam Hurts, The Puppini Sisters, apostando no ecletismo.

O projeto apoiado pelo FEC também prevê a realização de workshops gratuitos de dança contemporânea, com Lunna Gomes. Em Goiânia, a atividade de formação está marcada para 7 e 8 de novembro, no Espaço Quasar, e as inscrição já estão encerradas, com as 20 vagas disponíveis ocupadas. Após a apresentação no dia 8 de novembro, o público presente ao teatro terá a oportunidade de conhecer detalhes sobre o processo criativo de Nega Lilu, conversando com a coreógrafa, as bailarinas e com a autora do livro que originou o espetáculo, a jornalista Larissa Mundim.  

Sem Palavras
Inicialmente, o espetáculo de dança Nega Lilu foi concebido como uma ação do Coletivo Esfinge, mas o sucesso de público e de crítica do espetáculo motivaram a criação da Nega Lilu Cia de Dança. Iniciado em 2009, o trabalho do coletivo tem abrangência nacional e internacional, com desenvolvimento também no campo das Artes Visuais (fotografia, body art, performance, street art), Audiovisual, Literatura, Música, Design e Comunicação.

Entre outras atividades do Esfinge, merece destaque  o projeto Corpo Papel, que resultou em 21 corpos tatuados com fragmentos do livro; Mensagem na Garrafa, uma série de intervenções urbanas realizadas em 16 países (quatro continentes); A Fuga, performances públicas que discutem convenções e papéis sociais.


Serviço
Espetáculo: Nega Lilu
08 de outubro 2014 (sábado) – 21 horas
Teatro Goiânia, Goiânia

Ingresso: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe