Na mídia: O Amor é para sempre

terça-feira, dezembro 30, 2014

O Hoje, 29 nov 2014


O amor é para sempre
Larissa Mundim lança hoje seu segundo romance, ‘Agora Eu Te Amo’, e continua discussão sobre o amor
José Abrão


Larissa Mundim lançou no segundo semestre do ano passado seu primeiro romance, Sem Palavras, pela Editora Nega Lilu, ponto alto após mais de um ano de projetos artísticos pela cidade promovidos pelo Coletivo Esfinge, passando por espetáculos de dança, ensaios fotográficos, ta¬tuagens, performances e outras iniciativas. O livro narrava apenas por meio de e-mails e conversas de chat o amor de Laura Passing, a Nega, e Brisa Marin, a Lilu. Foram quase três anos se dedicando a este projeto. E agora?


Pouco mais de um ano se passou e a autora lança hoje, na nova sede do Café Evoé, o seu segundo romance: Agora Eu Te Amo. Dedicado a Vinicius de Moraes, o livro de 141 páginas e 18 capítulos pula de dois para dez personagens ligados por finas linhas e segue, cena a cena, por suas particularidades e anseios. O tema central per¬manece o mesmo: o amor, mas ao seu redor, o leitor encontrará muito mais. Abuso sexual, crossdressing, suicídio, stalking e até a super-exposição nas mídias sociais estão inclusas nos poucos dias que o leitor vai compartilhar com estas pessoas.


A construção do curto romance, porém, começou antes mesmo do lançamento de Sem Palavras. A autora deu início ao Projeto Ordinário que, juntamente com seus leitores, visava praticar e experimentar ideias. “Ele é meu laboratório literário virtual. Ainda sou uma autora em processo de amadurecimento, sinto que preciso de processos para que a obra seja estruturada e flua. Encontrar for¬mas de estruturar essa idéia, que era só um ponto de luz na minha cabeça. Muitos capítulos foram formados, perfis desenvolvidos, personagens empoderados assim”.


Outra mudança foi o retorno do formato do livro a uma prosa mais convencional e intimista. “Escrever Sem Palavras daquele jeito é viciante, e para sair daquele formato é outro exercício. A temática não se esgotou e se derramou para Agora Eu Te Amo. Eu fiz esse exercício de busca da síntese, que foi difícil. Sem Palavras tinha 410 páginas e caiu pra 320 depois de uma enxugada. Fui me encontrando num formato de prosa mais convencional e ao mesmo tempo encontrando um jeito de não ocupar o território mais convencional, não tenho vocação para isso. Percebi que muitos leitores têm um prazer no consumo do texto curto. Considerando que cada capítulo pode ser entendido como texto independente, criei lá no princípio uma idéia de que teríamos um plano-sequência. A fluidez, a clareza e a estruturação têm a ver com cinema e têm potencial para virar roteiro de cinema.”


Inclusive, sobre a ideia de realmente adaptar a nova obra para uma produção audiovisual, a autora sorri e é categórica: “Depende da parceria, de com quem se trabalha”. Convites em aberto. Como ela disse anteriormente, a temática do primeiro romance transbordou para o segundo, talvez apenas de uma forma diferente: “A busca do Amor no nosso tempo não se esgotou no Sem Palavras. Ele era a busca do amor e da plenitude. No Agora Eu Te Amo foi mantida a busca pelo amor com acréscimo da busca pela paz. Sem Palavras é um livro muito angustiado pela quantidade de desejo ali expressas. Agora Eu Te Amo busca harmonia, bem-estar, amar em paz, de repente”.


Além disso, um conto possui uma participação muito especial de uma certa personagem. “O segundo aspecto é a Laura Passing atravessando aqui. Essa é uma das sutilezas da obra, brincadeiras que eu acho que posso fazer”. Se você quiser saber o que foi feito dela e de Brisa, o novo romance pode ajudar. Em outro pon¬to, a autora escreve no prefácio que esta foi uma obra muito solitária: “Foi escrito de forma muito isolada. Escrevi o livro rápida e muito sozinha, à noite geralmente, em Pirenópolis, ao longo de três meses indo pra lá quase todo final de semana, escrevendo tarde e noite e descansando de manhã, de forma muito intensa. E também num quarto de hotel de Brasília e sempre só, acompanhada pela música de Vinicius de Moraes”.


E por que essa dedicatória a Vinicius, poeta romântico incorrigível, autor imortalizado por sua parceria com Tom Jobim e João Gilberto, e por poemas lindíssimos como Soneto da Fidelidade? “Foi uma coincidência. A obra do Vinicius começou a me interpelar, ganhei a discografia completa e ouvia dia e noite. Em seguida fiquei muito curiosa em pesquisar a Gessy, figura polêmica na vida dele. Foi inevitável estar tão envolvida na obra dele e escrevendo a minha. Fiquei impregnada e fiz sutis homenagens.”


Em uma obra cujo tema central é o amor, faz completo sentido. Fã, Larissa cobre o poeta de elogios por ser moderníssimo e se manter sempre atual. Um de seus conceitos, inclusive, impregna a obra: “Que seja eterno enquanto dure”. Larissa faz uma nova interpretação. “Amor é para sempre. Mesmo que dure seis dias, pode ser marcante o suficiente para nos acompanhar até o fim da vida. Amor pode não nos acompanhar com uma pessoa do nosso lado, mas o momento pode viver na memória para sempre.”


SERVIÇO
Lançamento: Agora Eu Te Amo (Nega Lilu Editora)
Data: 29 nov 2014 (sábado) – 20 horas
Onde: Evoé Café – Rua 91, nº 489 – Setor Sul – Goiânia/GO.
Entrada franca

You Might Also Like

3 comentários

Subscribe