Na mídia: Amores contemporâneos

terça-feira, dezembro 30, 2014

O Popular, 29 nov 2014


Amores contemporâneos
Novo romance da jornalista e escritora Larissa Mundim, que ela lança hoje, fala sobre os relacionamentos amorosos atuais
Rute Guedes 


O amor na era do efêmero é o tema do segundo livro da escritora e jornalista Larissa Mundim, o romance Agora Eu Te Amo, que será lançado hoje no Evoé Café. A nova obra, que sucede o projeto Nega & Lilu e o livro Sem Palavras, primeiro romance da autora, reúne dez personagens interligados e que vivem histórias contemporâneas em encontros e desencontros afetivos, num período de seis dias. O lançamento será às 20 horas.

Em tramas que envolvem narcisismo nas mídias sociais, crossdressing, tentativa de suicídio, dependência afetiva, entre outras situações, a autora diz que permanece escavando em torno da temática abordada em Sem Palavras: o amor em nosso tempo. “Compartilho percepções colecionadas na observação do processo contínuo de deslocamento do amor, em um espaço onde o momento deve ser vivido com intensidade, de valorização do presente”, define Larissa.

A obra, escrita no decorrer de 2013, tem 18 capítulos, e se construiu em torno do que a autora resume como laboratório virtual, realizado desde o final de 2011. O processo consistia em publicar nas redes sociais frases sem contexto que já faziam parte de situações que ela queria abordar na ficção. As reações do público inspiraram a autora.
“As pessoas completavam as postagens com comentários, curtiam, ora entendendo que se tratava de uma provocação de ficção, ora como algo autobiográfico e até extravasando sentimentos delas próprias”, recorda-se a escritora.

O resultado do laboratório serviu como inspiração para os dez personagens do romance. “Não aproveitei texto de ninguém, mas as respostas ou a popularidade desta ou daquela frase me indicou rumos para a prosa. No final eu esclareci ao público do que se tratava”, conta Larissa. Em situações do dia a dia, em histórias “borradas com o cotidiano”, como a fila numa mostra de cinema ioguslavo ou a comemoração de um aniversário num posto de combustível, entrelaçam-se as tramas de Alceu Moreira, Maria Tereza Santander, Fred, Poliana, Suza, Raul Messaros e Beto, Vilaça, dona Ivana e Xana.


LIQUIDEZ
Outro norte para o romance foi a obra de Vinicius de Morais, a quem Agora Eu Te Amo é dedicado. “Foi algo casual. Ganhei a discografia completa dele em 2012, li mais atentamente a obra que já conhecia, e me chamou a atenção como um autor que escrevia sobre amor de forma moderna naquela época ainda provoca um diálogo contemporâneo sobre o tema. Ultrarromântico e ao mesmo tempo muito moderno, como o Bauman(Zygmunt Bauman, sociólogo polonês), que fala sobre a liquidez do amor e da fragilidade das relações”, teoriza.

A autora destaca que o diálogo com as ideias destes dois escritores foi fundamental para o título do romance. “O “Agora” é uma intervenção no texto clássico, o “eu te amo”, que traduz, para mim, o efêmero, mas que também significa o momento perenizado. Nada dura para sempre, por isso a necessidade de viver o presente de forma consciente, sem ficar preso no passado ou no futuro”, destaca a autora.

A luz do efêmero, em seu viés tecnológico atual, a internet, faz-se presente em várias passagens do livro, em que, por exemplo, uma personagem conta podres do ex-namorado nas redes sociais para numa outra página ver quantas curtidas teve a indiscrição. É também no mundo virtual que um rapaz apaixonado e obsessivo cultiva uma paixão mal-resolvida, relendo inúmeras vezes um e-mail de despedida.

As expressões comuns usadas na web, como o “kkk” ou “hehehe”, contribuem para dar mais naturalidade ao cotidiano contemporâneo que a autora pretende descrever, mesmo correndo o risco de que elas fiquem datadas. “Colocar tudo isso, além de natural, para os personagens, e ir atrás desses modismos foi um opção consciente, já que o romance reflete sobre o efêmero por meio de relações que têm prazo de validade indefinido, mas certamente muito curto”, explica Larissa.

Apesar da prosa convencional, a menção às redes sociais é um dos pontos em comum de Agora Eu Te Amocom o livro anterior da escritora, Sem Palavras, estruturado em torno de chats e e-mails. Num dos episódios do novo livro, Laura Passing, personagem do romance anterior, entrega um calendário erótico a outro personagem.

“A metalinguagem é recorrente, mas é uma sutileza que se justifica sobretudo pela busca do amor. Acho que uma das maiores diferenças entre um e outro é que o primeiro livro, nesta procura, é conturbado. Desta vez a busca do amor inclui também a busca pela paz. Estou mais despojada. Agora Eu Te Amo é um livro despretensioso e, apesar de todo o comprometimento, desapegado”, define a autora.

A Editora
O livro Agora Eu Te Amo é publicado pela Nega Lilu Editora, com apoio institucional do Fundo Estadual de Arte e Cultura. Nega Lilu é um nome que circula no meio cultural goiano desde 2011, graças ao blog, hoje site, criado para a difusão do livro Sem Palavras (2013), escrito por Larissa Mundim em colaboração com Valentina Prado, cujas protagonistas se chamam Nega e Lilu. Para divulgar o livro, Larissa idealizou o Coletivo Esfinge, que reuniu vários colaboradores realizando intervenções artísticas e performances, entre eles um espetáculo de dança.

“Com a chegada ao objetivo, que foi o lançamento do livro Sem Palavras, a Nega Lilu editora acabou atuando no estímulo à criação de outros coletivos, como o E/Ou, voltado para a literatura e também outras linguagens, como a intervenção urbana”, explica Larissa Mundim. “Começamos para difundir a própria obra, mas a Nega Lilu se derrama também em projetos para incentivar a produção e a circulação das obras goianas”, acrescenta a escritora, que criou um edital para a publicação de uma coleção de novos autores goianos.

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe