Nega Lilu Editora lança Sem Palavras em São Paulo

sábado, agosto 09, 2014




Sem Palavras é um romance literário de ficção, escrito por Larissa Mundim e Valentina Prado, que tem como fio condutor a concepção processual de um conto, que é escrito a quatro mãos com fundamentação positivista – a experiência como método. Começa assim o envolvimento de Laura Passing e Brisa Marin, numa relação fluida, que se desloca e transborda, marcada pela urgência e pela fragilidade dos encontros no nosso tempo.

Publicado pela Nega Lilu Editora, Sem Palavras será lançado em São Paulo, no dia 13 de agosto (quarta), às 19 horas, na Casa das Rosas. Na mesma noite, a banda Mustache & Os Apaches realiza show com o repertório de seu primeiro CD, que traz canções já conhecidas do público paulistano como Twang, Come to sing with us, Nega Lilu

Inspirado na cultura e na arquitetura do ciberespaço, a obra se constrói a partir da correspondência, por e-mails e chats, entre as personagens. “O livro é uma coleção de sutilezas”, descreve a autora e jornalista Larissa Mundim, que exibirá o trabalho também na 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Anhembi, em 22 e 31 de agosto.

A virtualidade da presença, possibilitada pelas novas mídias, permite que a narrativa se desenvolva transitando entre a metalinguagem e uma “estética da esquizofrenia”, à medida que Laura e Brisa se tornam Nega e Lilu, coexistindo em dois níveis de ficção, uma vez que o conto está contido no romance literário.

Sem Palavras é o ponto de partida para uma intensa vivência artística, com duração de três anos e meio, que partiu da Literatura para o campo das Artes Visuais, das Artes Cênicas, do Audiovisual, da Música, do Design e da Comunicação. “Porque a história de Nega & Lilu jamais caberia numa linguagem só”, ressalta L. Mundim.


Foto: Lu Barcelos

O romance de ficção Sem Palavras foi escrito entre novembro de 2009 e novembro de 2010 e vem a público após ter sido anunciado por uma série de ações do Coletivo Esfinge, criado para comentar, transformar e difundir este livro, originando novíssimos produtos artísticos. Outros lançamentos já foram realizados em Goiânia, Brasília, Porto Alegre e Londrina.

Entre as atividades do grupo atuante em todo o mundo, merece destaque  o projeto Corpo Papel, com 21 corpos tatuados com fragmentos do livro. A ação Mensagem na Garrafa provocou uma série de intervenções urbanas, realizadas em 16 países (quatro continentes). E ainda, a montagem de um espetáculo baseado na obra literária, que resultou na fundação da Nega Lilu Cia de Dança, que tem como coreógrafa a bailarina Valeska Gonçalves.

Segundo Larissa Mundim, a proposta da obra tem base na criação em conjunto, em colaboração e coautoria. “Sem Palavras foi o primeiro trabalho concebido desta forma e o último a ser apresentado, fechando um importante ciclo criativo”, lembra. Toda a vivência artística está documentada no blog NEGA LILU: www.negalilu.com.br . 

Show
A banda Mustache & os Apaches é formada por Pedro Pastoriz (banjo, kazoo e voz), Tomás Oliveira (contrabaixo e vocal), Alexandre Bandeira (vocal), Jack Rubens (bandolim) e Lumineiro (Washboard). Unidos pela música, eles se utilizaram da linguagem própria do circo e das artes visuais para a criação do mise-en-scène do grupo, inspirado no espírito mambembe das jug bands.



Desde 2011, a banda vem divulgando seu trabalho nas ruas de São Paulo, realizando intervenções em horário de pico, levando musicalidade para o trânsito e conquistando sua plateia de forma alternativa. Para isso, fizeram opção por tocar com instrumentos acústicos, muitos deles artesanais, feitos com utensílios domésticos.

Antes mesmo da gravação do primeiro CD (2013), a performance inusitada da trupe possibilitou shows por todo o Brasil e Europa. Recente entrevista ao Programa do Jô tem apontado novos caminhos para a carreira, enriquecida pela alta qualidade individual dos artistas integrantes.


SERVIÇO
Lançamento do livro Sem Palavras, de Larissa Mundim e Valentina Prado
Show com a banda Mustache & os Apaches
ENTRADA FRANCA
Editora: Nega Lilu Editora
Valor do livro: R$ 40,00




You Might Also Like

0 comentários

Subscribe