"Agora eu te amo" será lançado amanhã em Goiânia

sexta-feira, novembro 28, 2014


Seis dias marcantes na vida de gente comum conectada por um fio, humanidades expostas e primeiras impressões que podem não se confirmar. Se fosse cinema, o novo livro de Larissa Mundim seria um longa-metragem rodado em plano sequência. Dedicado a Vinicius de Moraes, o romance de ficção Agora eu te amo será lançado, em Goiânia/GO, no próximo sábado (29/11), às 20 horas, no Evoé Café (Rua 91, 489, Setor Sul).

Publicado pela Nega Lilu Editora, com apoio institucional do Fundo Estadual de Arte e Cultura, a obra continua a “escavação” da autora em torno da temática abordada em seu primeiro trabalho literário, Sem Palavras (2013): a busca do Amor no nosso tempo. “Este novo livro deseja compartilhar percepções colecionadas na observação do processo contínuo de deslocamento do Amor, em um espaço onde o momento deve ser vivido com intensidade”, comenta Larissa Mundim. Desta vez, enredada por 10 personagens, a história transcorre por territórios alusivos ao narcisismo nas mídias sociais, crossdressing, tentativa de suicídio, dependência afetiva, entre outras possibilidades.

Quando a história começa, é como se o leitor já estivesse perdendo alguma coisa. “Agora eu te amo tem pressa”, afirma ela. O segundo livro da jornalista é escrito no presente e faz menção à cibercultura e a tecnologias portáteis, um registro de época, neste início de século. Sendo assim, alguns termos, bem como equipamentos, comportamentos, meios de comunicação se tornarão obsoletos com brevidade, datando o romance sobremaneira. “Uma opção consciente para uma obra que reflete sobre o efêmero por meio de relações que têm prazo de validade indefinido, mas certamente muito curto”, revela L. Mundim.

Foto: Lu Barcelos

Capturado pela autora, de forma descontextualizada na escuta das ruas, o título faz menção à brevidade dos encontros afetivos bem como à possibilidade de perpetuação da afetividade, a partir de experiências que não duram pra sempre. “E a gente sabe que nada dura pra sempre. Gosto de pensar que, trazido para o território ficcional, o título deste livro se apresenta como intervenção no texto clássico: eu te amo”, conta.

Conceito
Em busca de amadurecimento como romancista de ficção, outro desafio para a autora foi trabalhar com vários perfis. Em Sem Palavras existe uma construção densa de apenas duas personagens: Nega e Lilu. Para Agora eu te amo, a ideia era trabalhar com diversidade em tempo e espaço sintéticos, uma tentativa de exposição máxima e instantânea, oferecendo ao leitor acesso a características muito próprias, não superficiais, a partir de situações que revelassem esses personagens sem necessariamente descrever o perfil de cada um. “Uma experiência de conhecimento do outro muito vivenciada nas redes sociais, onde se acumula informações a partir de um enredo que vai sendo costurado de forma fragmentada, a cada post realizado”, explica a jornalista, que realiza trabalho sistemático na web.

L. Mundim reconhece que ainda não foi possível desvencilhar-se do universo de Nega & Lilu, exaustivamente trabalhado em vivência artística do Coletivo Esfinge, ao longo de três anos e meio, com incursões pelas Artes Visuais, Artes Cênicas, audiovisual, Música e pela própria Literatura. “Muitas vezes não é necessário negar uma obra para que a outra venha à tona, a temática simplesmente não se esgotou e, apesar de não haver continuidade da história, o leitor atento pode perceber sutilezas que conectam os dois trabalhos”, esclarece.

Entre outras nuances, está a presença de Laura Passing (Nega) na narrativa. De passagem pela nova história, é ela quem deixa com um dos personagens protagonistas um calendário de bolso que, dragado da obra para a realidade, foi materializado e encartado na página 106 para presentear o leitor com ousadia que é característica de Sem Palavras.

A surpresa indicada para maiores de 18 anos confirma que Agora eu te amo é tão sensorial quanto imagético e transita entre essas duas variáveis, oferecendo ao leitor uma perspectiva quase que cinematográfica. Segundo a autora, a fluidez, a clareza, a ambientação e a estruturação da narrativa sugerem adaptação natural do romance para roteiro de filme.  

Ponto de partida
Os caminhos para a escrita de Agora eu te amo foram apontados pelo Projeto Ordinário. Era julho de 2012, quando Larissa Mundim criou um laboratório virtual para experimentação literária, com publicação diária nas mídias sociais. A proposta era trazer para a convivência em rede “possibilidades de compartilhamento da poesia disfarçada pelo borrão da rotina”.

À primeira vista, os textos curtos traziam apenas situações ficcionais sugestivas de virossimelhança. Em seguida, foram se tornando convites para a construção coletiva de histórias capazes de desvendar mistérios comuns. A intensa produção desse conteúdo originou capítulos inteiros de Agora eu te amo e a manifestação dos leitores, no blog Nega Lilu, Facebook e Twitter, chegou a indicar rumos da narrativa de forma insuspeita: temáticas foram eleitas e personagens acabaram sendo empoderados.

 O Projeto Ordinário é uma ação do Coletivo Esfinge, grupo de mais de cem pessoas que, em todo o mundo, protagoniza ações nas Artes Visuais, Artes Cênicas, Audiovisual e na Literatura. Todo o registro do trabalho iniciado em 2009 pode ser encontrado em www.negalilu.com.br .

Homenagem
Agora eu te amo foi concebido em 2013, ano de comemoração do centenário de Vinicius de Moraes, o poeta e músico que, no período pré-ditadura, difundiu no Brasil reflexões sobre o "eterno enquanto dura" (Soneto da Fidelidade, 1960). Em espetacular fase criativa, pouco antes, havia lançado o revolucionário álbum que é o marco da Bossa Nova, “Chega de Saudade” (1958), em parceria com João Gilberto.

O breve recorte na história de Alceu Moreira, Maria Tereza Santander, Fred, Poliana, Suza, Raul Messaros e Beto, Vilaça, Xana e Dona Ivete foi escrito ao som de música popular brasileira de alta qualidade. A poesia e as canções de Vinicius estão impregnadas na narrativa que tem o Amor como fio condutor e sua obra é referenciada de forma sutil ao longo de Agora eu te amo. “Um desafio foi propor o diálogo entre uma obra extremamente moderna, mas romântica, e a postura atual da sociedade diante das relações amorosas”, completa a escritora.    

A autora
Larissa Mundim é autora do romance literário de ficção Sem Palavras (2013), com colaboração de Valentina Prado, e do blog Nega Lilu (www.negalilu.com.br). Jornalista e militante da Cultura e dos Direitos Humanos. Diretora executiva da Nega Lilu Cia de Dança e fundadora do Coletivo e/ou (2014) e do Coletivo Esfinge (2009), grupos atuantes nas Artes Visuais, Artes Cênicas, Audiovisual, Literatura, Design e Comunicação.  Diretora geral da Casa da Cultura Digital, criada em 2004, com a missão de difundir e fortalecer a cibercultura para o exercício da cidadania.

SERVIÇO
Lançamento: Agora eu te amo (Nega Lilu Editora)
29 nov 2014 (sábado) – 20 horas
Evoé Café - Rua 91, 489, Setor Sul – Goiânia/GO

Valor: R$ 25,00 

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe