Sem retorno

segunda-feira, agosto 01, 2011

Instalei gratuitamente na semana passada uma ferramenta mais eficiente para o monitoramento estatístico do blog. Um dos dados mais importantes trazidos pelo Google Analytics é que quase metade do acesso de novos visitantes se encerrava à medida que o leitor se deparava com o aviso que eu, cuidadosamente, inseri sobre a presença de conteúdo adulto.

O tiro que saiu pela culatra era apenas uma tentativa de estabelecer uma comunicação sincera com o leitor logo de cara, mas na pesquisa informal que fiz entre colegas de trabalho eu entendi o que poderia estar impedindo o novo leitor de chegar mais perto, ultrapassando aquela barreira. Segundo eles, pode ser medo de acesso a imagens violentas ou de sexo explícito. Coisas assim, capazes de provocar impacto, mexendo com a gente de forma incontrolável.

Como o blog Nega Lilu não traz nada disso, abri mão da tela inicial e inseri abaixo do título um texto que apresenta em poucas palavras o tema que vem sendo tratado neste espaço democrático de expressão literária e de defesa dos direitos sociais: Um comentário sobre a plenitude do amor e a essência da vida. É isso que fazemos aqui, eu e um grupo de colaboradores envolvidos nas diversas ações do Projeto Esfinge, nas áreas de artes visuais, dança, audiovisual, fotografia, literatura, comunicação.

Já avançamos tanto que não há mais caminho de volta. O primeiro conteúdo foi publicado em 3 de janeiro de 2011 e, já completando o primeiro semestre de existência, o blog conta hoje com 220 posts, 6.937 visualizações de página até este exato momento, três seguidores e 37 comentários, sendo dois deles anônimos.

O Google Analytics revela ainda necessidade de investimento sistemático nas redes sociais como a forma mais eficaz de carrear acessos ao blog. Assim, numa estratégia de comunicação mais “agressiva”, o Facebook passa a ter nova função no trabalho de divulgação do Projeto Esfinge, o uso do Twitter está sendo repensado e, ao longo da semana, iniciamos a ocupação de todos os espaços existentes nesse universo (Sonico, Quepasa, Orkut, Twoo etc). Seguimos em busca de ilimitação.
  

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe