Nota da autora 5

quinta-feira, setembro 19, 2013

Este dia chegou. É hoje o lançamento do livro Sem Palavras. Amanhã, a Nega Lilu Editora inicia vendas aqui no blog e no Café Coreto, em Goiânia. A obra literária de ficção deve chegar às livrarias em outubro.

Me sinto satisfeita e agradecida porque estamos fechando um ciclo importante, abrindo outros. Somente por este motivo vou te contar uma história que tem uma história.

Existe um plano que, desde o princípio, vem sendo executado de forma bem-sucedida, pelo Coletivo Esfinge, um grupo de mais de 100 pessoa que, em todo o mundo, protagoniza ações nas diversas linguagens artísticas para comentar, transformar e difundir Sem Palavras.

Originalmente, o coletivo surge do que chamávamos de Projeto Esfinge, a primeira e mais contundente pista oferecida ao público, para se compreender o conceito e a orientação desta vivência artística, desenvolvida ao longo de três anos e meio. Nos inspiramos na entidade mitológica que estimula a revelação do mistério, que instiga pessoas a decifrá-la. Dessa forma, com o livro já escrito, criou-se também um ente para fomentar o enigma na obra, uma esfinge chamada Nega Lilu – batizada a partir da fusão do nome das personagens de Sem Palavras –, a gestora do coletivo a partir de um blog, criado em janeiro de 2011.

Para divulgar os trabalhos do grupo, Nega Lilu passa a atuar nas redes sociais de forma provocativa, mantendo sigilo de sua identidade até novembro, quando dois jornais goianos relevam, em matérias de capa, que a jornalista Larissa Mundim é a pretensa mentora do Coletivo Esfinge e autora do romance de ficção.

Depois de 10 meses de atuação apócrifa, a notícia circula às vésperas do início da publicação gradual de conteúdos de Sem Palavras no Blog Nega Lilu, sempre no mesmo dia e hora em que a correspondência entre as personagens havia ocorrido, com deslocamento de dois anos, consolidando a proposta de recriação do tempo/espaço diegético da obra.

A partir deste momento, o projeto fortalece relações com o público leitor e vai se popularizando à medida que os enigmas suscitados vão ganhando esclarecimentos por meio de ações no campo audiovisual, na dança, body art, performance, street art, fotografia e no território da literatura, até julho de 2013, antecedendo o lançamento do livro, último ato desta fase dos trabalhos.

Para este momento tão especial em que Sem Palavras vem a público em formato físico, guardamos uma surpresa dedicada ao leitor que nos acompanha, um último enigma revelado: a participação de Valentina Prado na coautoria do livro. Esperávamos ansiosos por este momento. Ávidos é a palavra que melhor nos descreve. Não foi fácil manter sigilo sobre o assunto, afinal, nosso projeto é muito dinâmico e envolve tantas pessoas. Por fim, estamos felizes e satisfeitos com a condução das atividades previstas desde o início, mas muitíssimo enriquecidas no processo de execução dos trabalhos.

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe