A metamorfose da obra

domingo, fevereiro 13, 2011

Assim como o blog NegaLilu, 'Mensagem na garrafa' é uma ação em curso do projeto Esfinge.

O projeto Esfinge constitui-se de um conjunto de ações artísticas inspiradas na essência da humanidade. Atividades realizadas em colaboração para difundir, comentar, transformar a obra literária 'Nega Lilu' a partir de linguagens integradas que originam, até o momento, diálogo com as artes visuais, o audiovisual, a fotografia, o design e a dança.

Tendo a literatura como indutora das demais manifestações, o projeto Esfinge se materializa dialogando com o espaço público em território urbano e circulando conteúdo nas redes virtuais.

No campo das artes visuais, o projeto se consuma por meio da ação 'Mensagem na garrafa', desenvolvida em duas etapas: intervenção urbana e exposição em galeria de arte.

Tendo como fonte de pesquisa a estética da Cidade, o artista plástico Mateus Dutra trabalha na concepção de uma tipologia original para a reprodução de fragmentos de texto do conto 'Sem Palavras', contido no romance literário de ficção ‘Nega Lilu’, ainda inédito. Dessa forma, ‘Mensagem na garrafa’ promove a publicação inaugural ‒ ainda que parcial ‒ deste conteúdo, cumprindo o papel de instigar leitores de todo o mundo a conhecer, por meio das artes visuais, a obra literária ‘NegaLilu’ em sua integralidade.

Para além da afixação de textos que possam ser observados e lidos pela população das cidades escolhidas no circuito de execução do projeto, a apropriação dos fragmentos do conto 'Sem Palavras' pelo artista Mateus Dutra traz para esta obra literária propriedades capazes de ressignificar o conteúdo trabalhado à medida que ele ganha status imagético. Dessa forma, o texto terá sua matriz semiológica pervertida, modificada, e a sua semântica enriquecida ao originar um segundo produto artístico a partir de uma só fonte.


You Might Also Like

0 comentários

Subscribe