Nega e Lilu na Cidade

domingo, fevereiro 13, 2011

Com traço marcante, solto, de estilo próprio, especializado na apropriação de formas, Mateus Dutra transita entre o desenho, a ilustração, as artes gráficas e as artes plásticas para transformar a obra literária 'Nega Lilu'.

A primeira etapa do trabalho prevê ações de intervenção urbana em 20 cidades brasileiras e em outros países, com registro fotográfico. Nesta fase, o projeto buscará explorar a poética contida na metáfora da mensagem guardada numa garrafa que é lançada ao mar, à deriva na imensidão, com pretensões de encontrar leitores, mas sem destinatário definido.

Na sua segunda etapa, após cumprido o circuito de intervenções urbanas, será o momento de transportar a obra para a galeria de arte.

'Mensagem na garrafa' representa um divisor de águas na trajetória do artista plástico Mateus Dutra que, nos últimos anos, tem se dedicado à criação figurativa no grafite, desenho e na pintura, em trabalhos difundidos nas ruas de cidades como Recife (PE), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Paris (França), Barcelona (Espanha), Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), Bogotá (Colômbia), Hanoi (Vietnam), Linz (Austria), Windhoek (Namíbia), entre muitas outras.

Agora, a fim de explorar o universo da caligrafia, ele se utiliza de fragmentos do conto 'Sem Palavras' para exercitar criação na concepção de uma tipologia que traga não somente representação gráfica, mas identidade e memória emotiva às palavras que narram a breve história romântica de Nega e Lilu.

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe