Mensagem na Garrafa: Intervenção Urbana (Houston, Estados Unidos da América)

domingo, abril 08, 2012

Os limites entre a arte urbana (street art) e o vandalismo ficaram exposto durante a intervenção urbana realizada pelo Coletivo Esfinge, em Houston, nos Estados Unidos. Com 2,1 milhões de habitantes, a terceira maior capital norte-americana, tem uma missão declarada: manter a cidade limpa.

Creio que as centenas de câmeras não nos impediriam de fazer o registro da passagem de Nega e Lilu  pelo Texas, mas para que isso ocorresse sem possíveis gafes, concordamos em ampliar o caráter efêmero da obra em seu suporte que, por ser a cidade, é naturalmente submetida ao sol, à chuva e à polícia (em alguns casos).

Assim, ocupamos o Skyline District, no Centro de Houston e, após o registro fotográfico, nos retiramos, deixando o local com o aspecto anterior, mas definitivamente modificado pela mensagem na garrafa que, por meio da obra de Mateus Dutra, faz uma pré-publicação do conto Sem Palavras, de Larissa Mundim.






Na Main Street, estudei a posição do sol pra fotografar bem com a Holga e também o tempo de passagem do metro de superfície sobre o espelho d'água, pra lá e pra cá. Um policial ciclista me observou pacientemente do outro lado da rua. Quando me abordou (Good morning! How you doing?), contei a ele que se tratava de um projeto de arte que já percorreu 12 países e 17 cidades e que cada qual recebeu um fragmento de texto para dialogar com a paisagem. Também o convidei a conhecer o blog Nega Lilu e ele nos deixou cumprimentos, além de indicar os melhores passeios da cidade nos sábado e domingo. (Thanks, sir! )




 
De passagem pelo Tranquillity Park, que tem registros da estada do ser humano na Lua, encontrei garotos treinando esgrima e alienígenas, como a gente, caminhando por sobre trilhas suspensas tão improváveis... coisa de quem é obcecado por equilíbrio.







Próximo ao Wortham Centre, um violoncelista tocava para as meninas, enquanto a cidade acontecia. Uma escultura de grande dimensão da autoria de Adickaa, comissionada pelo Fidelity Nacional Title.




  
E pouco antes que a noite de lua muito cheia roubasse olhares dos arranhacéus, um último registro do décimo quarto andar do Hyatt Hotel.

You Might Also Like

1 comentários

Subscribe