Natal (RN) integra circuito de intervenções urbanas do artista Mateus Dutra

domingo, julho 10, 2011

A série brasileira de intervenções urbanas do artista plástico goiano Mateus Dutra deixa rastros em Natal (RN), publicando no Bairro da Ribeira e na Praia da Pipa, trechos do conto Sem palavras escrito por Nega Lilu. A ação denominada ‘Mensagem na garrafa’ integra o Projeto Esfinge que, por meio de manifestações artísticas, comenta, transforma e difunde a obra literária Nega Lilu, romance onde o conto Sem palavras está contido.


As intervenções urbanas em território potiguar foram realizadas entre os dias 4 e 8 de julho, pelo artista plástico Guilherme Wohlgemuth e o coreógrafo e bailarino Kleber Damaso, propondo um diálogo com a paisagem da cidade. A mesma ação, utilizando outros fragmentos da obra literária, já foi executada em Perpignan (França), Linz (Austria), Frankfurt (Alemanha), Florianópolis (SC) e Goiânia (GO). A repercussão do trabalho vem sendo divulgado pelo site www.negalilu.blogspot.com, que hospeda informação sobre todas as ações do Projeto Esfinge.

“A obra busca metamorfose permanente na expectativa de manter-se alinhada com o pensamento, o sentimento, o corpo, a atitude de nosso tempo”, explica Nega Lilu, autora do projeto, desenvolvido em colaboração com artistas como Mateus Dutra, em busca da convergência de linguagens artísticas. Tendo a literatura como indutora de outras manifestações criativas, o projeto Esfinge se consuma provocando reflexões sobre a essência da vida e a plenitude do amor.

O trabalho já pode ser encontrado nas ruas de Natal e, em seguida, segue para Pernambuco, Ceará, Distrito Federal e Pará, antes de iniciar etapa Latino Americana no Chile, Peru e Venezuela. Para além da afixação de textos curtos que possam se fundir com a paisagem da cidade e ser observados pela população, “o artista ressignifica o conteúdo trabalhado transferindo para ele status imagético, modificando sua matriz semiológica, enriquecendo sua semântica e são os interventores quem viabilizam isso”, comenta a autora. O resultado é um novíssimo produto artístico.

Ao escolher fragmentos do conto Sem Palavras, Mateus Dutra busca dar não somente representação gráfica para o texto, mas identidade e memória emotiva para as palavras que narram a breve história romântica de Nega e Lilu. O artista conta que, nesta primeira fase (Intervenção Urbana), o trabalho tem a intenção de explorar a poética contida na metáfora da mensagem guardada numa garrafa que é lançada ao mar: “Ainda que à deriva na imensidão, existe a pretensão de que a mensagem encontre leitor, mas não há destinatário definido”, frisa.

Com traço marcante, solto, de estilo próprio, especializado na apropriação de formas, ele transita entre o desenho, a ilustração, as artes gráficas e as artes plásticas. Atualmente interessado em explorar o universo da caligrafia, o artista acredita que 'Mensagem na garrafa' represente um divisor de águas na trajetória que, nos últimos 10 anos, tem se dedicado à criação figurativa no grafite, no desenho e na pintura.

A produção artística de Mateus Dutra vem sendo apresentada em galerias de arte, mas principalmente nas ruas de cidades brasileiras como São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre, e grandes capitais internacionais como Paris, Barcelona, Hanoi, Windhoek, Santa Cruz de la Sierra, Bogotá, entre muitas outras. Veja: flickr.com/photos/mateusdutra e http://www.youtube.com/watch?gl=BR&v=SV6MBEZX-qI .

Para dar subsídios à segunda etapa do projeto, ‘Mensagem na garrafa’ também prevê o registro fotográfico das ações de intervenção urbana com a câmera fotográfica analógica Holga 120, com o objetivo de se atingir resultado estético diferenciado relativo à luminosidade, tonalidade, textura, intensidade de cores. “Após o cumprimento do circuito de publicações do texto em ambiente público, será o momento de transportar a obra para a galeria de arte”, revela Mateus Dutra.


You Might Also Like

0 comentários

Subscribe