Natal (RN) integra circuito de intervenções urbanas do artista Mateus Dutra
domingo, julho 10, 2011A série brasileira de intervenções urbanas do artista plástico goiano Mateus Dutra deixa rastros em Natal (RN), publicando no Bairro da Ribeira e na Praia da Pipa, trechos do conto Sem palavras escrito por Nega Lilu. A ação denominada ‘Mensagem na garrafa’ integra o Projeto Esfinge que, por meio de manifestações artísticas, comenta, transforma e difunde a obra literária Nega Lilu, romance onde o conto Sem palavras está contido.
As intervenções urbanas em território potiguar foram realizadas entre os dias 4 e 8 de julho, pelo artista plástico Guilherme Wohlgemuth e o coreógrafo e bailarino Kleber Damaso, propondo um diálogo com a paisagem da cidade. A mesma ação, utilizando outros fragmentos da obra literária, já foi executada em Perpignan (França), Linz (Austria), Frankfurt (Alemanha), Florianópolis (SC) e Goiânia (GO). A repercussão do trabalho vem sendo divulgado pelo site www.negalilu.blogspot.com, que hospeda informação sobre todas as ações do Projeto Esfinge.
“A obra busca metamorfose permanente na expectativa de manter-se alinhada com o pensamento, o sentimento, o corpo, a atitude de nosso tempo”, explica Nega Lilu, autora do projeto, desenvolvido em colaboração com artistas como Mateus Dutra, em busca da convergência de linguagens artísticas. Tendo a literatura como indutora de outras manifestações criativas, o projeto Esfinge se consuma provocando reflexões sobre a essência da vida e a plenitude do amor.
O trabalho já pode ser encontrado nas ruas de Natal e, em seguida, segue para Pernambuco, Ceará, Distrito Federal e Pará, antes de iniciar etapa Latino Americana no Chile, Peru e Venezuela. Para além da afixação de textos curtos que possam se fundir com a paisagem da cidade e ser observados pela população, “o artista ressignifica o conteúdo trabalhado transferindo para ele status imagético, modificando sua matriz semiológica, enriquecendo sua semântica e são os interventores quem viabilizam isso”, comenta a autora. O resultado é um novíssimo produto artístico.
Ao escolher fragmentos do conto Sem Palavras, Mateus Dutra busca dar não somente representação gráfica para o texto, mas identidade e memória emotiva para as palavras que narram a breve história romântica de Nega e Lilu. O artista conta que, nesta primeira fase (Intervenção Urbana), o trabalho tem a intenção de explorar a poética contida na metáfora da mensagem guardada numa garrafa que é lançada ao mar: “Ainda que à deriva na imensidão, existe a pretensão de que a mensagem encontre leitor, mas não há destinatário definido”, frisa.
Com traço marcante, solto, de estilo próprio, especializado na apropriação de formas, ele transita entre o desenho, a ilustração, as artes gráficas e as artes plásticas. Atualmente interessado em explorar o universo da caligrafia, o artista acredita que 'Mensagem na garrafa' represente um divisor de águas na trajetória que, nos últimos 10 anos, tem se dedicado à criação figurativa no grafite, no desenho e na pintura.
A produção artística de Mateus Dutra vem sendo apresentada em galerias de arte, mas principalmente nas ruas de cidades brasileiras como São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre, e grandes capitais internacionais como Paris, Barcelona, Hanoi, Windhoek, Santa Cruz de la Sierra, Bogotá, entre muitas outras. Veja: flickr.com/photos/mateusdutra e http://www.youtube.com/watch?gl=BR&v=SV6MBEZX-qI .
Para dar subsídios à segunda etapa do projeto, ‘Mensagem na garrafa’ também prevê o registro fotográfico das ações de intervenção urbana com a câmera fotográfica analógica Holga 120, com o objetivo de se atingir resultado estético diferenciado relativo à luminosidade, tonalidade, textura, intensidade de cores. “Após o cumprimento do circuito de publicações do texto em ambiente público, será o momento de transportar a obra para a galeria de arte”, revela Mateus Dutra.
0 comentários