Exercício inicial de pessimismo

sexta-feira, novembro 18, 2011

Um dia fiz revisão no conto Sem Palavras e, com rearranjo estrutural relativamente simples, trouxe outros contornos para o fim da história de Nega e Lilu, que será sempre o mesmo. Na versão que ainda é a atual, o leitor é conduzido a um encerramento mais amadurecido, resignado diante da dor e não mais finaliza a leitura perturbado por reticências. Falei sobre isso pela primeira vez em Observação do fim à distância.

Como essa parte do conteúdo ainda não está disponível no blog Nega Lilu ‒ ao contrário dos Capítulos I e II contidos no romance literário de ficção Sem Palavras ‒ permanece a tortura própria de uma decisão que precisa ser tomada, porque já não tenho mais a certeza da coerência do rearranjo no conto, realizado em junho deste ano. À medida que sou consumida pela urgência e me movimento, minha literatura fica nitidamente vulnerável ao meu desejo, meu otimismo, minhas fantasias.

A depender da decisão que jamais quis tomar sozinha, porque se Lilu existisse poderia apoiar a Nega nisso, a mensagem na garrafa levada a Buenos Aires, na Argentina, pode ter circulado a frase que terminava, mas não termina mais o conto Sem Palavras. E se este texto que registra a história romântica de Nega e Lilu permanecer como está, não há mais esperança. Como hoje.

E hoje é nuvem que se dissipa na brisa do País das Maravilhas, de onde empreendo fuga iniciando, aqui dentro, campanha de retomada do conto em sua escrita original.

Mesmo sacando tudo, me permito: por que hoje não?! Sou Nega. E quero alguém que me ame como eu sou.



You Might Also Like

6 comentários

  1. talvez a dificuldade nem seja de te amar como você é nega. pode ser uma dificuldade dessa mistura da ficção c a realidade e também de conviver c tanta exposição. as pessoas são curiosas e adoram uma estória interessante mas a maioria não quer sua intimidade e vida invadida. não pode ser?

    ResponderExcluir
  2. Pode ser que haja alguma dificuldade nesse sentido, à medida que o leitor confunde personagem e autora. Como nas novelas televisivas... rs.
    Mas eu não sou a Nega, não sou Lilu! Sou Larissa Mundim e tenho minha própria história.
    Nega e Lilu são de carne e osso na ficção.

    Obrigada por me fazer pensar sobre o assunto! Bom findi. Beijo. E esteja conosco.

    ResponderExcluir
  3. Se é mesmo assim, então que venha o amor pra vc. Mas tem q estar mesmo preparada pra ele pq é muito mais difícil do que a paixão. Viva o amor!

    ResponderExcluir
  4. Viva!
    E se você tiver super poderes... logo saberei.
    ;)

    ResponderExcluir
  5. Num tenho nenhum poder, apenas quis manifestar minha opinião pq sempre manifesto qdo acho que vale a pena.

    ResponderExcluir
  6. ok, ok... rs
    já valeu!
    recebi sua manifestação com o desejo de que você fosse gênio da lâmpada... só isso.
    grata.

    ResponderExcluir

Subscribe