Sem Palavras: 15 jun 2010 - 1h37

sexta-feira, junho 15, 2012

23:48     eu: oi
                Brisa: oi, Nega
                saudadezona
                eu: Fresnex...
23:49     Brisa: Krasihr mabitrir
                eu: rsrs
23:50     é aramaico, amor?
                Brisa: eh sim
                eu: que lindo...
23:51     aqui está tão quentinho... só falta você
23:52     Brisa: quentinho mesmo
                e eu aqui na beiradinha da cama
                quase caindo
23:54     Nega
                eu: oi
                Brisa: sumiu tudo
                eu: aqui está escuro mesmo...
                Brisa: rs
23:55     olha soh
                tudo entre nós tem acontecido tão rápido
23:57     quero cuidar para que o encantamento permaneça
23:58     vc sabe que o conto me trouxe pra dentro, eu te disse
                sabe que sua literatura me envolve
00:00     tô sentindo como se faltasse um pouco de ar toda vez que penso que vc viaja na semana que vem
                mas por outro lado
00:01     pode ser uma oportunidade de restabelecer a correspondência escrita
                não que isso determine as coisas
                mas tem muito sentido pra mim
                eu: eu adoro escrever pra vc
00:03     adoro receber seus e-mails também
                se vc resolver me escrever só pra contar que fez a sua cabeleireira lavar e secar o seu cabelo três vezes, vou me divertir... rsrs
00:04     Brisa: rs
                eu: vc diz que quer cuidar para que o encantamento permaneça... vc já sente algo se perdendo?
                Brisa: ainda não
                ainda tah tudo muito forte e vivo
                tanto que sinto sua falta antes mesmo da viagem
00:05     mas eh que o vigor de nossa história escrita parece dar perenidade pra coisas que sentimos
00:06     lembra quando vc estava disposta a começar a construir o fim e
                eu fiquei um tempo calada, te ouvindo, te ouvindo
                eu: sim
00:07     Brisa: soh depois, porque parecia que vc achava que eu não estava te compreendendo, eh que eu resolvi falar
                antes disso eu disse que ia te escrever sobre o que eu estava sentindo
00:08     pra não correr o risco de se perder no tempo tudo o que eu tinha pra te dizer
                pq vc eh muito especial
00:09     pq todo nosso encontro eh muito especial
                e eu não queria que o tempo maltratasse nossa história por falta de registro (alguma coisa mais ou menos assim)
                eu: me lembro que vc me disse que não queria que o conto fosse ficção...
00:10     não sei se nesse dia ou depois, mas isso ficou na minha cabeça sem que a gente falasse mais sobre o assunto
                Brisa: ei
00:11     vc encerrou o som?
                eu: não
                me chama pro vídeo de novo... não sei como vc faz isso
                eu não tenho esta opção
00:12     ainda rola aquela mensagem de sistema incompatível para Brisa
                Brisa: vc aparece e depois congela
                por que serah?
                rs
00:13     tah bem quentinho e escuro ae neh?
00:14     caiu novamente
                eu: oi
                Brisa: oi, minha Nega
                queria te dizer estas coisas todas aih
00:15     eu: mas que bom que a gente está adiantando o assunto
                esta sou eu querendo não perder tempo?? rs
00:17     Brisa: rs
                eu: porque qdo estou com vc quero fazer tudo devagarinho
                Brisa: arrisca perder?
                eu: perder tempo com vc?
                Brisa: sim
                eu: sempre, mb
                Brisa: eh um risco?
                eu: sim, sempre
00:18     Brisa: como?
                eu: brincadeira... é sempre bom estar com vc. tanto que quero fazer tudo devagarzinho pra durar mais
                Brisa: adoro sua voz      
                eu: cantando pra vc ou falando: beleeeza?
00:19     Brisa: de todo jeito
                sussurrando
                cantando
                gemendo
                falando
                curtindo
                sorrindo
                gargalhando
                arrastando a palavra
                simulando as palavras
00:20     soh pra eu não perder a atenção em sua boca
                adoro
                rs
                adoro esta música, vc sabe
                eu: eh pra vc
00:21     no original...
                Brisa: eh
                eu a conheci assim
                e me apaixonei
                mesmo sem saber o significado
                parecia que tinha tudo a ver
00:22     parecia que tava tudo entendido
                e ae
                mesmo trocando as letras e agredindo as palavras na língua que deviam ser cantadas
00:23     eu arriscava encher os pulmões
                e cantar com toda a energia
                como se tivesse nascendo ali
                no espaço entre o estômago e o esôfago
00:24     assim
                eu: tem um filme lindo com o River Phoenix que se tornou um clássico que se chama Stand by me e que tem essa canção como tema. vc já viu?
                Brisa: não
                eu: continua por favor...
                Brisa: rs
                serah que compensa?
                eu: sim, sempre
00:25     Brisa: historinha boba
                eu: ah não...
                preciso parar de te interromper
                então...
00:26     Brisa: não me interrompeu, mb
                eu: é pura vontade de compartilhar...
00:27     gosto de saber de suas histórias até o fim
                Brisa: rs
00:28     essa era assim
                vc se lembra do walkman?
                eu: sim
                Brisa: então
00:29     eu tinha uma fita (rs) com algumas músicas que eram muito especiais
                nada relacionado a ninguém
                coisa minha mesmo
                soh minha
00:30     que não compartilhava porque, em geral, os colegas achavam fora do padrão
                eu: hahahha
                Brisa: (lembra do Benito de Paula, neh?)
                então
                lembra?
00:31     (ela jurou desfilar pra mim, mas chegou o carnaval, e ela não desfilou...)
                então
                eu: sim, Benito
                Brisa: eu tinha esse walkman
                e tinha tbem uma bicicleta
                eu: rs
                Brisa: que eu subia e saia andando por aí
00:32     ouvindo minhas músicas e cantando bem alto
                com o fone no ouvido
                daqueles de DJ (rsrs)
                coisa de outro planeta
                rsrsrs
                devia parecer pra quem via passando
                eu: que idade vc tinha, Lilu?
00:33     Brisa: 14 ou 15, não sei bem
                eu: é uma imagem bem bonita
00:35     queria que tivesse num filme meu
                mas nunca vou fazer mesmo, então vou guardar aqui no cinema da minha cabeça
                Brisa: rs
                (...)
00:52     eu: foi lindo qdo vc cantou essa música pra mim, aqui em casa
                Brisa: obrigada, Nega
                rs
                eu: momento marcante
                Brisa: rs
                eu: coisa linda mesmo
                Brisa: rs
00:53     eu: qdo me lembro, meu coração bate mais rápido
                Brisa: rs
00:54     seu carinho eh coisa linda de receber, minha Nega
                nunca vou me esquecer
                eu: minha sorte é que vc não tem nada contra a Felícia...
                Brisa: rsrsrsrs
00:55     nada disso, mb
                me sinto tão cuidada por vc
00:56     a Felícia sufoca
                vc me faz levitar
                eu: então é isso que depõe contra a Felícia... não havia percebido
00:57     sempre achei que ela é que era a sufocada de amores
                rsrs
                Brisa: ?
                serah que estamos falando da mesma Felícia?
                eu: sim... eu é que entendi diferente a personagem
                a reação do gambá apaixonado pela gata é a mesma, né?
00:58     Brisa: rs
                eh sim
                eu: outra música pra vc, com amor
                Brisa: linda
00:59     eu: eu era adolescente
01:00     botava o meu fone de DJ, me sentava na frente do aparelho de som e ouvia essa música cantando até chorar sem ver
                Brisa: rs
                era raro eu chorar
                mas vc estava apaixonada?
                eu: exercitando Renato Russo com saudades do que eu ainda não tinha visto, sabe?
01:01     Brisa: rs
                coisa que vem antes do sentido delas, neh?
                eu: sim
01:02     tipo esse textinho que vou procurar aqui pra te mostrar
                Brisa: adorei vc me dar esta música
01:03     vc me deu, neh?
                rs
                Nando Reis eh maravilhoso
                eu: vc me pareceu meio desconsolada, não tive certeza de que tivesse gostado... ou pensei por um minuto que outra pessoa já tivesse te dado essa música
                até te perguntei se vc conhecia, se ela era uma música antiga e coisa e tal
01:04     vc me disse que era novíssima
01:06     eu: agora segue o textinho sobre coisas que chegam antes de fazer sentido
                Brisa: mandae
                eu: A menina interrompeu a leitura da mãe logo que chegou da escola. Queria saber o que significava “sapatão”, porque era desse nome que as coleguinhas chamavam Angélica, pelos cantos da sala de aula. Pelos risos jocosos, a menina só entendia que o apelido não era elogio. A mãe vacilou e respondeu que, provavelmente, Angélica deveria ser do tipo de garota que fazia xixi em pé.
01:08     Brisa: de onde eh?
                eu: é texto meu
                Brisa: rs
                depois manda o texto todo pra mim
01:09     eu: ele é assim mesmo, curtinho
                Brisa: quando escreveu?
                eu: faz parte do livro Pequenas histórias alegres
                que nunca publiquei...
                Brisa: quero muito conhecer
01:10     posso?
                um dia soh nosso
                eu: claro... vai ser rapidinho. Só concluí umas 4 ou 5 historinhas
                como esta aqui...
                Elas haviam se encontrado umas duas vezes. A primeira aparição de Jana foi na boate da moda, quando ela dançava sensualmente sacudindo a cabeleira para cá e para lá. Era maravilhosa e amiga das luzes coloridas, que variavam em seu ritmo e apenas ao seu comando. Depois disso, talvez por prestarem atenção, passaram a se ver com mais frequência e sem amabilidades. Até que se encontraram na universidade, e Jana nem tinha motivos para estar lá. De casual, o encontro passou a co-incidente, com surpresa declarada pelas duas.
                Só.
                Num domingo, Jana apareceu para a outra:
                — Olá! Vim te conhecer.
01:11     Brisa: rs
01:12     eu: e essa aqui é uma de minhas favoritas:
                Retiram-no do estádio. Toda a guarda presente se ocupara dele, que foi detido pela viatura de apoio. Gerônimo enlouqueceu certamente, comentava a população da cidade reunida para o aniversário de 247 anos do município. “O mundo é gay”, berrava e ninguém conseguiu fazê-lo parar.
                Brisa: rsrsrs
                eu: imagina uma situação dessas?
                rsrs
01:13     Brisa: rsrsrs
                quando foram escritas?
                eu: 1996
                Brisa: rs
                eu: e tem um encontro com Adriana Calcanhotto também
                quer ler agora?
                Brisa: claro
                eu: rsrs
01:14     dessa eu tenho um pouco de vergonha... hehehe
                mas vamos lá:
                acho que foi qdo desisti de publicar
                porque tava ruim demais!
                mas vamos lá:
                Título: Por que vi Simão no deserto
                — Adriana Calcanhotto, meu nome é Berenice Paiva.
                E foram muito longos os segundos seguintes, suficientes para que meu engasgo se tornasse contemplativo.
                Maravilhosa como sempre imaginei, ela balança a cabeça em aprovação muda. Vim pra te conhecer – completei, já arrependida por não ter ensaiado algo mais propício.
                — E então, Berenice?
                Pense, pense em alguma coisa. Por favor, rápido. Pense, pense em qualquer coisa!
                — Veio para o Festival ? – vomito em tom casual.
                Adriana Calcanhotto diz que sim (exclusivamente), enquanto disfarço e aqueço a mão para a despedida. Contraditória, conto a ela que também estou aqui só por causa do festival. Agora sou discreta e uso poucas palavras – todas na ordem direta. E a esta altura já decidi que não vou mais dizer que vim para descobrir “por que eles fazem cinema”. Calei.
                Ela pergunta:
                — Você veio de onde?
                — Respondi sem hesitar. Você...você conhece?
                Ridículo. Claro que sim! E eu:
                — Então, é preciso voltar a trabalho. Ela sorri um pouco, fico séria: Seria muito bom.
01:15     Cena 17: (As luzes se apagaram por ali e as pessoas que esperavam pela próxima exibição, naquele sábado à tarde, circulam procurando suas poltronas vermelhas).
                — Vai começar a sessão, você vem?
                Adriana Calcanhotto diz que sim, depois. Entre saudosa e aliviada, meio boba e até vingada, caminho dois passos, volto e me despeço, para não dizer dispo, com um beijo lateral.
01:16     Brisa: rs
                eh
                ...
01:17     rs
                eu: mas relendo agora
                aaaaaaaaaaaaaaahhahahhahahah
                Brisa: ?
01:18     eu: já achei isso pior
                tem aí uma sementinha do discurso direto/indireto do Sem Palavras... né?
                Brisa: ?/\?///?\\\?
01:19     eu: que isso, mb?
                Brisa: pensamento
                eu: rsrs
                Brisa: rsrsrsrs
                Nega
01:20     vamos dormir quentinhas?
                eu: vam
                (...)

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe